Time Out Rio de Janeiro

A matemática inspira a arte de Climachauska

A exposição Re-subtrações marca uma nova fase de Paulo Climachauska 

A matemática inspira a arte de Climachauska

Horário de funcionamento 11h às 20h

Oi Futuro Flamengo
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Flamengo

Estações próximas
Flamengo

O artista paulistano Paulo Climachauska, inaugura no Oi Futuro do Flamengo a exposição Re-subtrações, onde apresenta trabalhos inéditos de vídeos, pinturas, desenhos, esculturas e instalações. Conhecido por ter a “matemática” como referência no seu trabalho, uma matéria-prima, o paulistano usa e abusa das contas de subtração como traço – característica que se tornou um ícone de sua obra – e é substituído por referências aos jogos e relógios. Nesses trabalhos Climachauska aprofunda sua pesquisa sobre o racionalismo e a precisão matemática, incorporando o acaso e o tempo ao seu universo conceitual. Neles, o artista volta a abordar os sistemas numéricos, que considera ordenadores e reguladores do mundo, mas sem numerais aparentes.


Com curadoria de Alberto Saraiva, a exposição reúne 3 séries. Na área externa do Oi Futuro, o público verá a obra “O Dia em Que a Terra Parou”, uma escultura em granito preto com 90cm de diâmetro que representa um relógio de sol invertido. O trabalho está ligado à série exibida no nível 1, “Tac-Tic”, composta por 14 painéis em preto e branco que misturam fórmica e madeira, formando imagens da sombra de um ponteiro de um relógio de sol em posições diversas. E a série “Modelo para Armar”, em que Climachauska explora as possibilidades estéticas e conceituais do jogo infantil Pega-Varetas, incluindo uma instalação com 28 varetas gigantes de alumínio dispostas ao acaso.

A série também traz seis desenhos em pastel aquarelado, nos quais as varetas são reproduzidas em diferentes posições sobre fundo branco. “No jogo Mikado (Pega-Varetas), formas geométricas são criadas ao acaso e, quanto mais você retira as varetas, mais você ganha”, diz o artista. Uma exposição que definitivamente irá agradar a toda a família!
 

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus