Time Out Rio de Janeiro

Marta Jourdan

Com curadoria de Fernando Cocchiarale, exposição apresenta maior mostra  da carreira da artista carioca com obras sobre as transições dos estados da matéria  

Este evento terminou

Marta Jourdan

Data 07 Mar 2013-28 Abr 2013

Horário de funcionamento ter-dom; 13h-21h

Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema

Telefone (21) 2332 2016

Estações próximas
Metrô General Osório

A Casa de Cultura Laura Alvim realiza a primeira grande mostra da artista plástica carioca, Marta Jourdan. Com curadoria do crítico Fernando Cocchiarale, “Máquinas esculturais” reúne trabalhos de 2008 a 2012. Estudos de movimentos, onde a artista cria, inversamente, máquinas voltadas não só para a alteração de estados físicos da matéria, como a transformação da solidez (condição permanente da matéria escultórica), líquido (InSólidos) e gasoso (Líquidos perfeitos).

Marta Jourdan propõe um trajeto ao visitante que começa pela “Zona de lançamento”: uma pequena bomba envia água para a cabeça de um retroprojetor tradicional, modificado pela artista. Uma válvula acoplada ao aparelho faz pingar o líquido sobre a lente do retroprojetor, que agiganta e projeta as gotas nas paredes ininterruptamente.

No percurso, estará o filme “Súbita matéria”, em que, com uma câmera de altíssima velocidade que registra até mil quadros por segundo, a artista filma a poesia das explosões. A captura mostra os movimentos no milésimo de segundo, revelando a delicadeza das partículas de uma explosão, a magia da água na luz, a força de um jato que surpreende uma mulher pelas costas. Marta usou dinamites, canhão de ar e 30 mil litros de água para compor as cenas.

Em “InSólidos”, um dispositivo eletrônico aciona um ferro de solda que derrete barras de estanho. O estanho derretido pinga em um copo com água formando gotas sólidas.
No trabalho intitulado “Óleo”, a artista usa um recipiente com óleo, que espelha o ambiente. Ao se acionar um motor, o cilindro de alumínio gira em alta velocidade e desfaz a imagem refletida sobre o óleo, do ambiente e/ou do público. Quando o motor para, a imagem se recompõe. A operação dura 23 segundos.

Imperdível!
 

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Restaurantes próximos

Opium

Opium

185m

Mio

Mio

231m

Rota 66

Rota 66

239m

Galitos Grill

Galitos Grill

259m

Fasano Al Mare

Fasano Al Mare

311m

Bares próximos

Astor

Astor

180m

SubAstor

SubAstor

187m

Rota 66

Rota 66

239m

Bar Popeye

Bar Popeye

283m

Baretto Londra

Baretto Londra

351m

Cafés próximos

Colher de Pau

Colher de Pau

223m

Cafeína

Cafeína

232m

Kopenhagen

Kopenhagen

328m

Padaria e Confeitaria Panorama

Padaria e Confeitaria Panorama

512m

Gringo Café

Gringo Café

532m