Time Out Rio de Janeiro

Art Rua

Segunda edição carioca do ArtRua traz a cultura urbana para a Gamboa em forma de festival

Este evento terminou

Art Rua

Data 05 Set 2013-08 Set 2013

Horário de funcionamento 14h às 21h.

Site de Art Rua

Galpões da Vila Olímpica da Gamboa
Rua União s/n , 20220-323 Rio de Janeiro, Centro

Telefone 2535 3395

Estações próximas
Metrô Presidente Vargas
Recomenda-se táxi

Quem passar pelo Art Rua esse ano vai se surpreender com o espaço que os organizadores do festival preparam para a segunda edição da mostra paralela à ArtRio, de 5 a 8 de setembro. São mais de 10.000m2 dedicados à arte urbana, na Vila Olímpica da Gamboa, parte do projeto de revitalização da área portuária da cidade. No espaço, dois galpõezões do século 19 servem de palco para mais de 55 artistas e na área livre entre eles, uma gramado que vai virar um grande lounge a céu aberto durante o evento, com vista para as luzes do morro da Providência. 

A Time Out Rio abriu os trabalhos da semana in loco, para ver de perto a preparação do Festival que faz questão de trazer a cada edição novos nomes nacionais e internacionais da arte de rua junto-e-misturado com artistas das antigas como TOZ, Bruno Big, SWK, BR, só para citar algumas feras que vão levar sua arte para a Gamboa nesta semana.
Fábio Kogut e André Bretas são respectivamente produtor executivo e idealizador do Art Rua, que passam de um lado para o outro de skate, acertando os útimos detalhes da coisa toda. “Você viu os moleques de skate aqui entre um galpão e outro? Eles ficam aí o dia todo, depois da escola, brincam com os skates. O legal é ver que o espaço não deixou de ser o playground deles”, diz Kogut. “Não faria sentido se não tivesse essa integração com a comunidade. Quase toda a mão de obra é daqui da Providência.” O produtor lembra que uma das boas surpresas dos últimos dias foi perceber que novos muros na vizinhança do local apareceram pintadas, desde que começou a montagem do Art Rua. “É a galera da comunidade deixando o recado, participando, querendo participar. A arte urbana pra eles não é novidade nenhuma, eles vêem isso no dia a dia. Isso é muito maneiro.”
A ideia é chegar e ir ficando. Até porque, programação é o que não vai faltar por lá! Os quatro dias de evento vão reunir, além de exposição, performances, palestras, lojinha, espaço gastronômico, projeções, live paintings, shows e festinhas que vão agitar a cariocada nos proximos dias. Vagões desativados vão servir cenário para o fotógrafo e artista visual Henrique Madeira, que também assina a cobertura audiovisual oficial do evento, expor seus registros dos bastidores do Art Rua.
Andando pela estrutura que abriga a área da produção do evento, a sensação é de entrar num imenso caixote de feira. Obra de Felipe Bardy, artista convidado pela segunda vez  para o Festival tanto para cuidar do cenário quanto para expôr. “A preocupação foi compor uma estrutura que não concorresse com as obras. Por isso, escolhi o pallet em cor natural como material-chave.” Bardy utiliza materiais descartados para compor seus trabalhos, como papelão, caixotes de feira, pallets e madeira. Na área externa, onde vão rolar os shows, Bardy adianta que a ideia foi criar uma ideia lounge. “Teremos assentos de pallets de várias alturas, assim cada um escolhe como quer se jogar por ali. O objetivo é fazer com que as pessoas interajam, sentem juntas, propondo um clima descontraído para quem assiste a um show ou está apenas relaxando.” Ah, e não deixe de ver a instalação do artista no Art Rua, a Casa-Pássaro. 
Entre tantas obras que vão dividir a atenção do público durante o evento, não deixe de prestar atenção no trabalho do paulistano João Paulo, ou NOVE, que traz influências digitais para sua arte, misturando tecnologia e aspectos naturais, como o tom aguado e o traço sutil de suas obras. Outro trabalho que vale e muito a visita é a instalação de Antonio Bokel, artista carioca que passeia entre diferentes expressões artísticas, com exposições pelo país e fora dele na bagagem.
Para quem acha que a Gamboa é longe ou difícil de chegar, o festival vai facilitar a vida oferecendo vans partindo da ArtRio no Pier Mauá, que vão sair de hora em hora rumo ao Art Rua. Para quem vai curtir os embalos de sexta (black music com o balanço de Wladimir Gásper, Pathy de Jesus e DJ Tucho) e sábado à noite (eletrônico com Opala, Apollo e Triple Crown), transporte excluivo para a jogação direto do Z.Bra Hostel, no Leblon. Diversão e arte todo mundo merece. Eu você, não deixava de dar uma passada por lá!

Quem participa desta edição do evento? Dá só uma olhada no time: 
AKN (Ricardo)
AKUMA / RJ
BRUNO BIG / RJ
CHICO 21 SILVA / RJ
ANTONIO BOKEL / RJ
EVANDRO MACHADO / RJ
GAIS AMA / RJ
RODRIGO TIZIL / RJ
MENT / RJ
PIA / RJ
BRAGGA / RJ
ANARKIA / RJ
ECO / RJ
SWK / RJ
FINS / RJ
PATRÍCIA THOMPSON / RJ
BR / RJ
TARM / RJ
DICOUTO / RJ
KOVOK CREW / RJ
BUNYS / RJ
BOBI / RJ
COMBO / RJ
COLETIVO GRÁFICO / RJ
PHILIPPE GEBARA / RJ
HENRIQUE MADEIRA / RJ
FELIPE BARDY / RJ
TOZ / RJ
LELO / RJ
FLIP / SP
SLIKS / SP
HIGHGRAFF / SP
CHIVITZ / SP
MINHAU / SP
AKN / SP
BINHO / SP
DERLON ALMEIDA / SP
GAMBIOLOGIA – LUCAS MAFRA / MG
RIMON GUIMARÃES / CURITIBA
NILO ZACK / MG
SELON / GO
DABS MAYLA / AUSTRÁLIA

Escrito por Amanda Scarparo
Compartilhe

Art Rua video

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus