Time Out Rio de Janeiro

Midias e Vistas

O Centro Cultural Hélio Oiticica apresenta duas exposições simultâneas que retratam a transformação urbana e suas consequências  

Este evento terminou

Midias e Vistas

Data 04 Fev 2014-06 Abr 2014

Horário de funcionamento Seg-sex, 10h-18h; sab e feriados, 11h-17h

Rua Luís de Camões 68 , Centro

Telefone (21) 2232 2213

Estações próximas
Metrô Cinelândia

O Centro de Artes Hélio Oiticica apresenta duas exposições simultâneas que transitam entre transformação de espaços naturais, destruição e beleza. De uma lado a mostra “Midas”, de Armando Queiroz, faz uma reflexão sobre as consequências da exploração do ouro, inspirado no filme Serra Pelada. Do outro, “Vistas”, de Alessandra Bergamaschi, fala das transformações urbanas no Rio de Janeiro. As mostras ficam em cartaz até o dia 6 de abril, das 10h às 18h; sábados e feriados, das 11h às 17h.

Vistas apresenta uma série de fotografias que revelam os mistérios sobre diversos ângulos intimistas do Morro da Viúva, Rio de Janeiro. Alessandra Bergamaschi descobriu o morro no ano de 2008, quando se mudou para a área. Foi então que decidiu buscar a paisagem coberta pelas novas construções do Morro, revela-las. E, com uma câmera na mão, Bergamaschi foi atrás dos moradores para pedir autorização para entrar em suas casas e tirar fotos de ângulos inusitados e intimos. O que passava despercebido anteriormente, agora é revelado em preto e branco pelas lentes da artista. 

Midias trata do delicado e triste assunto do caminho do ouro no Brasil. O artista paraense, Armando Queioz, apresenta o abandono, a miséria e a tristeza que sobrou da busca desse metal, 30 anos depois da “febre do ouro”. O que restou? Cenas infelizes de prostituição, velhos aposentados, um lago contaminado. Para isso, o artista apresenta a realidade que sobrou do garimpo de Serra Pelada numa série de fotos e vídeos-instalação, que serão exibidos em 15 televisores e DVDs interligados, fora de sincronia, de modo a ampliar a intensidade das cenas e criar uma sensação que reflita o drama real do esquecido lugar.
 

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Restaurantes próximos

Bistrô do Lavradio

Bistrô do Lavradio

710m

Nova Capela

Nova Capela

787m

Lagar

Lagar

830m

Bar Brasil

Bar Brasil

919m

Tempeh

Tempeh

926m

Bares próximos

Mangue Seco

Mangue Seco

288m

Santo Scenarium

Santo Scenarium

293m

Bar Luiz

Bar Luiz

351m

Lapa Café

Lapa Café

545m

Barzinho

Barzinho

710m

Cafés próximos

Mundo Verde

Mundo Verde

421m

Confeitaria Colombo

Confeitaria Colombo

502m

Confeitaria Itajaí

Confeitaria Itajaí

563m

Besi

Besi

842m

Brasserie Rosário

Brasserie Rosário

993m