Time Out Rio de Janeiro

bauhaus.foto.filme

Este evento terminou

bauhaus.foto.filme

Data 18 Mai 2014-20 Jul 2014

Horário de funcionamento ter-sex, 15h-21h; sab-dom, 14h-21h

Site de bauhaus.foto.filme

Rua Visconde de Pirajá, 54/3º andar, Ipanema

Telefone (21) 3201 3010

Estações próximas
Metrô General Osório

Para os apaixonados por design, a escola de Bauhaus foi uma das maiores referências no assunto. Um movimento vanguardista alemão que ajudou arte moderna a dar um salto, tanto no design, como na arquitetura, principalmente. Alguns de seus professores foram grandes responsáveis por formentar o panorama artístico numa época turbulenta. Imagine ter nomes com Mies Van Der Rohe, Marcel Breuer, Paul Klee e Wassily Kandinsky, como professores?

bauhaus.foto.filme, exposição em cartaz até o dia 20 de julho no Oi Futuro de Ipanema, apresenta o acervo da escola alemã com mais de 50 fotos e 20 filmes das duas coleções mais importantes da Bauhaus: o Arquivo Bauhaus / Museu de Design em Berlim e a Fundação Bauhaus Dessau. Com curadoria de Christian Hiller, Philipp Oswalt, Thomas Tode (da Fundação Bauhaus Dessau) e de Anja Guttenberger (do Arquivo Bauhaus / Museu de Design em Berlim), a mostra remonta instalações originais, que exibem o prólogo, a mesma programação de filmes exibida por Walter Gropius na cerimônia de inauguração do novo prédio da Bauhaus, em Dessau, em 4 de dezembro de 1926.

Os filmes produzidos por “bauhausianos” e outros contemporâneos, compartilham o espaço com entrevistas e adaptações posteriores, em filme, e de projetos mais antigos de Werner Graeff, Kurt Schwerdtfeger e Kurt Kranz, de modo a compor um panorama geral do repertório cinematográfico da escola alemã.

Após a Primeira Guerra Mundial, o mundo fervia com novas formas e percepções sobre a artes. Bauhaus parecia estar no lugar certo na época certa, ajudando na formação de novas áreas artísticas, com sua visão futurista. Infelizmente, com a explosão nazista, a escola foi fechada e muitas de suas obras se perderam sendo queimadas ou vendidas clandestinamente e seus professores perseguidos. Apesar disso, ainda resta uma boa parte do acervo, que vale a pena conferir de perto. 
 

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Restaurantes próximos

Terzetto

Terzetto

33m

Brasileirinho

Brasileirinho

80m

Fasano Al Mare

Fasano Al Mare

285m

Clubhouse Rio

Clubhouse Rio

304m

Galitos Grill

Galitos Grill

433m

Bares próximos

Astor

Astor

266m

SubAstor

SubAstor

269m

Baretto Londra

Baretto Londra

298m

Clubhouse Rio

Clubhouse Rio

304m

Bar Popeye

Bar Popeye

435m

Cafés próximos

Cafeína

Cafeína

454m

Colher de Pau

Colher de Pau

468m

Kopenhagen

Kopenhagen

504m

Padaria e Confeitaria Panorama

Padaria e Confeitaria Panorama

517m

Gringo Café

Gringo Café

679m