Time Out Rio de Janeiro

Celeida Tostes

A trajetória de uma das mais importantes artistas contemporâneas do Brasil vira livro

Este evento terminou

Celeida Tostes

Data Ter 02 Set 2014

Horário de funcionamento 19h-22h

Site de Celeida Tostes

Rua Jardim Botânico, 414 , Jardim Botânico

Telefone (21) 3257 1800

Estações próximas
Metrô integração Jardim Botânico

Um time de curadores, críticos, artistas plásticos, jornalistas e antropólogos se debruçou sobre a obra e vida de Celeida Tostes, uma referência da produção oitentista brasileira, para criar o primeiro livro dedicado a sua trajetória, contada através de imagens e textos. O lançamento acontece dia 2 de setembro, à partir das 19h, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde, aliás, a artista dedicou boa parte de sua vida a dar aulas de cerâmica. Antes da noite de autógrafos, haverá mesa redonda com a participação dos autores Marcus Lontra, Raquel Silva, Luiz Aquila e o artista Floriano Romano.

A publicação de 360 páginas é bilingue e apresenta uma biografia ilustrada, assinada pela jornalista Raquel Silva e pela antropóloga Izabel Ferreira, com uma cuidadosa pesquisa iconográfica dos 40 anos de trajetória artística de Celeida. A edição contém ainda o registro fotográfico de todas as obras e projetos da artista, destacando-se o registro completo da obra Passagem, textos críticos da época e um DVD com os vídeos O relicário de Celeida Tostes de Raquel Silva e A grande batata de Lia do Rio. 

A artista é conhecida por suas obras monumentais, que inovaram na técnica e nos materiais – barro, adobe e solo-cimento – o que, segundo Marcus de Lontra Costa, um dos organizadores da publicação e diretor da EAV Parque Lage entre 1983/1987 “a opção pela matéria não surge pela sua plasticidade e sim por sua característica essencial e tecnologia primeva. A matéria que nomeia o lugar onde vivemos recebe os impulsos do homem que recria a natureza: ele molha, amassa, molda, sopra, respira, queima. E assim cria e recria um outro corpo, quem sabe o mesmo corpo transformado, que se repete, que cai, que quebra, que se derrete, que se constrói.”

O conteúdo inclui textos de Jorge Emmanuel e Ricardo Ventura, artistas contemporâneos que foram alunos de Celeida; Da lama ao caos, do caos à lama e Celeida Tostes, a essência alquímica, no qual os críticos Daniela Name e Marcus Lontra analisam o trabalho da artista e sua fundamental importância para a história e reflexão da arte contemporânea. A artista e pesquisadora Katia Gorini, aluna e sucessora de Celeida na UFRJ narra em seu texto Celedianas: metodologias para os devaneios da condição manipulante, a experiência em sala de aula e os projetos sensorias desenvolvidos pela artista. Raquel Silva em Breve neste local: Fábrica de Chapéus Mangueira refaz todo o percurso de Celeida ao implantar uma escola de arte no alto da favela no Leme e seus desdobramentos até hoje na comunidade.

Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010 da Funarte, e terá distribuição gratuita em escolas de arte, bibliotecas e centros culturais.


 

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Restaurantes próximos

Quadrifoglio

Quadrifoglio

466m

Galeteria Mormaço

Galeteria Mormaço

569m

La Carioca - Jardim Botânico

La Carioca - Jardim Botânico

593m

Bráz Pizzaria

Bráz Pizzaria

598m

Capricciosa

Capricciosa

623m

Bares próximos

Guacamole

Guacamole

760m

Bar do Horto

Bar do Horto

1566m

São Vicente Calçada

São Vicente Calçada

1786m

Cobal do Humaitá

Cobal do Humaitá

1866m

O Plebeu

O Plebeu

1946m

Cafés próximos

D.R.I. Café

D.R.I. Café

Empório Jardim

Empório Jardim

608m

Escola do Pão

Escola do Pão

882m

La Bicyclette

La Bicyclette

1115m

Alle Cafe

Alle Cafe

1117m