Time Out Rio de Janeiro

ArtRio 2014

Feira internacional de arte traz mais de 2.000 obras à cidade

Este evento terminou

ArtRio 2014

Preço de R$ 15 até R$ 30O ingresso dá acesso à ArtRio e à IDA.

Data 11 Set 2014-14 Set 2014

Horário de funcionamento Qui-Sab: 13h-21h. Dom 13h-20h

Site de ArtRio 2014

Buy tickets for ArtRio 2014

Avenida Rodrigues Alves, 10, Centro

Telefone 21 2516 4317

Se o Rio tem um grande evento de arte para chamar de seu, esse evento é o ArtRio. A feira internacional há 4 anos traz à cidade galeristas renomados, que representam artistas com grande influência no mercado global, além de apresentar novas safras. Na edição de 2014, serão mais de 100 galerias de países como Uruguai, Colômbia, Peru, Estados Unidos, Rio Unido, Alemanha, França, Espanha e Suiça, que trarão obras de mais de 2.000 artistas. Cinco armazéns do Pier Mauá serão ocupados por 9.280 metros quadrados de obras de arte, um programa imperdível para ver um panorama da arte mundial.

Em pouco tempo, a ArtRio se consolidou como uma das principais acontecimentos de arte da América Latina e movimentou a cena carioca:  semana da feira tornou-se uma das mais agitadas do calendário cultural da cidade, com diversos eventos paralelos. Tamanho burburinho chegou a ser um problema em edições passadas, quando os recordes de público causaram divergência entre a organização e galeristas, que queriam mais exclusividade nos corredo. Por isso, foi criado um dia somente para visitação de colecionadores de arte, que será na quarta-feira, dia 10, só para convidados.

“Nosso foco é aprimorar cada vez mais a feira em si e também ter áreas e espaços de debates e troca de conhecimento. Em 2014, teremos uma série de palestras sobre colecionismo, que é um tema demandado por todo o mercado”, conta a organizadora Brenda Valansi.

Confira as principais vertentes do evento:

Panorama
Participam galerias nacionais e estrangeiras com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea. Entre elas, as brasileiras A Gentil Carioca, Anita Schwartz, Baró, Fortes Vilaça, Zipper e Vermelho.

Vista
Programa dedicado às galerias jovens, com projeto de curadoria experimental. Com foco em arte contemporânea emergente, as galerias desenvolvem propostas artísticas inovadoras especialmente para feira.

Lupa
Espaço para obras monumentais ou de grande escala, inéditas e/ou desenvolvidas especialmente para a feira (site-specific). Com curadoria de Abaseh Mirvali, o espaço vai ocupar área com mais de 1.300 metros quadrados.

Solo
Participam artistas convidados pelos curadores Julieta Gonzalez e Pablo Leon de La Barra segundo um conceito diferente criado a cada ano.

Intervenções
Obras monumentais e grandes esculturas estarão expostas em diversos pontos da cidade durante esta semana. O curador Felipe Escovino selecionou obras dos artistas Afonso Tostes, Rodrigo Torres, Marcelo Silveira, Carlos Vergara, Guga Ferraz e Paulo Vivacqua.

 A programação completa você pode ver aqui.

Escrito por Bruna Velon
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Restaurantes próximos

Brasserie Lapeyre

Brasserie Lapeyre

175m

Mironga

Mironga

274m

Bistrô The Line

Bistrô The Line

727m

Cais do Oriente

Cais do Oriente

883m

Casarão 1881

Casarão 1881

945m

Bares próximos

MAR

MAR

73m

Bar Luiz

Bar Luiz

1206m

Mangue Seco

Mangue Seco

1428m

Santo Scenarium

Santo Scenarium

1433m

Lapa Café

Lapa Café

1683m

Cafés próximos

MAR

MAR

73m

Brasserie Rosário

Brasserie Rosário

908m

Besi

Besi

994m

Mundo Verde

Mundo Verde

1012m

Confeitaria Colombo

Confeitaria Colombo

1079m