Time Out Rio de Janeiro

Os Amigos da Gravura

 Nova edição do projeto recebe a artista Claudia Bakker, no Museu Chácara do Céu

Este evento terminou

Os Amigos da Gravura

Preço R$2, 00. Grátis às quintas-feiras. Não pagam ingresso: menores de 12, maiores de 65, grupos escolares, professores e guias de turismo em serviço.

Data 12 Set 2014-26 Jan 2015

Horário de funcionamento Qua-Seg: 12h-17 horas (fecha às terças)

Rua Murtinho Nobre 93 , Santa Teresa

Telefone (21) 3970-1198

Estações próximas
Ônibus 006

Trabalhos que são referência nas duas décadas da carreira da artista Claudia Bakker estarão expostos na nova série Os Amigos da Gravura. Entre as obras, está "Escreve na memória". São imagens de duas instalações realizadas no Museu do Açude nos anos 90 que se diferenciam pelo uso do material. Numa delas, de 1994,  900 maçãs e uma placa de acrílico submersos numa fonte traziam inscrições sobre mitologia e medicina, e podiam ser visualizadas através da transparência da água, enquanto as maçãs se moviam delicadamente pelo espaço. Na outra, de 1996, foram 3.000 litros de tinta branca mais bolas de latex, que amarradas a pequenas pedras se moviam ao sabor do vento.  Maçãs e mármores, filmes e fotografias, fazem parte do repertório de materiais usados pela artista.

Para Bakker sua produção é pontuada com “com pausas de silêncio, para que essa mesma produção, possa se realimentar de uma forma muito pessoal de construção. Acredito na experiência sensível da vida e foi isso que me moveu a fazer essas instalações, que se apresentaram a princípio efêmeras, mas que restam eternas numa imagem atemporal, como um espelho infinito da memória – assim como é o princípio mesmo da fotografia e da documentação.”

A associação dos Amigos da Gravura, idealizada por Castro Maya, funcionou entre os anos 1953-1957. Os artistas selecionados eram convidados a criar uma obra inédita com tiragem limitada a 100 exemplares, distribuídos entre os sócios subscritores e algumas instituições interessadas. Na época foram editadas gravuras de Henrique Oswald, Fayga Ostrower, Enrico Bianco, Oswaldo Goeldi, Percy Lau, Darel Valença Lins, entre outros. Em 1992 os Museus Castro Maya retomaram a iniciativa de seu patrono e passaram a imprimir pranchas inéditas de artistas contemporâneos, resgatando assim a proposta inicial de estímulo e valorização da produção artística brasileira e da técnica da gravura. 
 

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Restaurantes próximos

Adega do Pimenta

Adega do Pimenta

413m

Espírito Santa

Espírito Santa

417m

Bar Brasil

Bar Brasil

431m

Bar do Arnaudo

Bar do Arnaudo

442m

Nova Capela

Nova Capela

507m

Bares próximos

Leviano Bar

Leviano Bar

243m

Boteco Carioquinha

Boteco Carioquinha

388m

Barbieri Botequim

Barbieri Botequim

399m

Cachaça Esporte Clube

Cachaça Esporte Clube

404m

Caipirinha de Barril

Caipirinha de Barril

452m

Cafés próximos

Largo das Letras

Largo das Letras

552m

Cafecito

Cafecito

584m

Modernistas Hospedagem e Arte

Modernistas Hospedagem e Arte

595m

Alda Maria Doces Portugueses

Alda Maria Doces Portugueses

923m

Confeitaria Itajaí

Confeitaria Itajaí

1351m