Time Out Rio de Janeiro

Ocupação artística no Paço

As mostras dos artistas Waldemar Cordeiro, Amelia Toledo, Cristina Canale e Gisele Camargo marcam nova fase do Paço Imperial 

Este evento terminou

Ocupação artística no Paço

Data 18 Dez 2014-01 Mar 2015

Horário de funcionamento ter-dom, 12h- às 18h

praça XV , Centro

Telefone (21) 2533 4359

Estações próximas
metrô Carioca

O Paço Imperial vai ser tomado por quatro exposições imperdíveis a partir do dia 18 de dezembro. A ocupação marca o início da nova gestão da instituição e toma conta de todo o espaço de exibição do museu. A escolha dos nomes Waldemar Cordeiro, Amelia Toledo, Cristina Canale e Gisele Camargo para uma grande retrospectiva parece animadora. Esses artistas possuem uma forte influência na arte contemporânea brasileira, representando diferentes gerações com experiências enriquecedoras. As mostras ficam em cartaz até 1º de março.

Com curadoria de Fernando Cocchiarale e Arlindo Machado, a exposição Waldermar Cordeiro: Fantasia exata, apresenta um panorama desse artista morto aos 48 anos. Ao todo são mais de 250 trabalhos do artista entre desenhos, pinturas, fotografias e maquetes. A expografia percorre toda a trajetória de Waldemar - desde a liderança no grupo concretista Ruptura, ativo nos anos 1950 em SP, até suas últimas obras de arte feitas em computador, na década de 1970.

No Rio de Janeiro o nome Amelia Toledo ainda não é muito familiar. A artista de São Paulo é contemporânea a nomes como Lygia Pape e Lygia Clark. Ela possui um trabalho orgânico inspirado na natureza e sua eterna transformação. A mostra Amelia Toledo – Forma fluida ocupa o segundo andar do Paço e reúne cerca de 60 obras – entre objetos, esculturas, pinturas e obras interativas. Os curadores Daniela Name e Marcus de Lontra Costa selecionaram trabalhos da década de 1950 até os dias atuais.

“Entremundos pinturas recentes”, da artista plástica carioca Cristina Canale, que desde 1993 vive e trabalha em Berlim, exibirá nove pinturas e cinco desenhos que giram em torno da figura feminina. Canale incorpora em obra os exageros da moda e do universo das estampas. “Suas casas são triângulos, as flores são linhas, um chapéu desmancha-se até tornar-se pura massa de cor, os cabelos nos chegam como círculos e cones”, diz Luisa Duarte, que assina o texto de apresentação.

Na sala Armazén Del Rey, próximo à biblioteca, o público poderá conferir quatro obras de duas fases recentes da carioca Gisele Camargo.

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Restaurantes próximos

Cortés

Cortés

99m

Hachiko

Hachiko

291m

Coccinelle

Coccinelle

535m

Tempeh

Tempeh

568m

Casarão 1881

Casarão 1881

606m

Bares próximos

Amarelinho

Amarelinho

620m

Bar Luiz

Bar Luiz

891m

Choperia Brazooka

Choperia Brazooka

1255m

Favellas

Favellas

1262m

Semente

Semente

1265m

Cafés próximos

Besi

Besi

559m

Brasserie Rosário

Brasserie Rosário

634m

Confeitaria Itajaí

Confeitaria Itajaí

669m

Confeitaria Colombo

Confeitaria Colombo

743m

Mundo Verde

Mundo Verde

844m