Time Out Rio de Janeiro

Bispo do Rosário

Este evento terminou

Bispo do Rosário

Data 28 Mar 2015-03 Out 2015

Horário de funcionamento terça a domingo, das 10h às 17h

Estrada Rodrigues Caldas, 3400, Colônia Juliano Moreira, Jacarepaguá

Telefone (21) 3432-2402

O Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, na Colônia Juliano Moreira, inaugura a exposição Um Canto, Dois Sertões: Bispo de Rosário e os 90 Anos da Colônia Juliano Moreira. Serão 150 peças criadas por Bispo e outras 50 obras de dez artistas convidados. Pela primeira vez, uma exposição de Arthur Bispo do Rosário vai estar contextualizada dentro dos dois universos que influenciaram sua obra: a Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, onde viveu por 50 anos, e Japaratuba, em Sergipe, sua cidade natal. “Os dois ‘sertões’ de Bispo do Rosário”, como diz o curador da exposição, Marcelo Campos.

“A exposição parte do desejo de tratar dois lugares distintos que foram centrais para a vida de Bispo do Rosário, Jacarepaguá e Japaratuba. A ampla pesquisa desenvolvida sobre tais lugares tenta apontar características, informações, histórias, dramas e poesias que potencializam a exposição”, explica.

A exposição será dividida em três núcleos principais: o nascimento, a colônia, e os mundos inventados por ele. Todos os núcleos serão potencializados a partir de uma seleção de obras, textos e de materiais biográficos. Para o curador do Museu, Ricardo Resende, ela mudará totalmente a maneira de se observar, estudar e contextualizar a obra de Bispo do Rosário na arte contemporânea.

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus