Time Out Rio de Janeiro

Visualismo

Festival com projeção de 26 obras audiovisuais ao ar livre no Rio de Janeiro  

Este evento terminou

Visualismo

Data 06 Set 2015-12 Set 2015

Horário de funcionamento Parque Madureira (06): 18h-22h; Central do Brasil (08): 19h-22h; Praça Mauá (11 e 12): 17h-23h.

Visualismo Arte Tecnologia e Cidade acontece no Parque Madureira (6), Central do Brasil (8) e Praça Mauá (11 e 12), lugares que serão cenário e suporte de projeções de vídeo mappings, vídeo-performances, instalações imersivas e performances audiovisuais. “As intervenções sugerem formas de ressignificação dos espaços públicos, perspectivas para a fruição da cultura visual e de conexão com a cidade”, afirma Renata Sbardelini, que, ao lado de Leticia Monte, é uma das idealizadoras da iniciativa, que propõe experiências de retomada dos espaços coletivos tendo a arte como meio e a tecnologia como ponte.

As obras, criadas especialmente para o Visualismo, serão exibidas na Praça Mauá em 11 e 12 de setembro em um evento aberto ao público. A Região Portuária, que está passando por um intenso e positivo momento de revitalização urbana, com a chegada de infraestrutura, cultura e com a criação do Distrito Criativo do Porto, será o destaque da programação. O edifício A Noite, o casario antigo e o Museu de Arte do Rio serão alvos das projeções de nomes como Regina Silveira, Vik Muniz, United VJs e mais de 15 artistas de todo o país.

“As linguagens das obras criadas para o Visualismo questionam a rigidez dos formatos pré-definidos. O desafio dado aos artistas é ter como protagonista os suportes não usuais que estão na cidade, em sua arquitetura. São intervenções com projeções de vídeo em grande escala em espaços que carregam significados históricos e sociais e são de propriedade de todos, que motivam uma interpretação artística”, explica Bambozzi.
 

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus