Time Out Rio de Janeiro

Das Virgens em Cardumes e da Cor das Auras

Com curadoria de Daniela Labra, mostra terá 60 trabalhos de Bispo do Rosário e de outros 19 artistas contemporâneos brasileiros em performances e instalações

Das Virgens em Cardumes e da Cor das Auras

Data 04 Jun-31 Jan 2017

Horário de funcionamento Terça a sábado, das 10h às 17h.

Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea
Estrada Rodrigues Caldas, 3400, Colônia Juliano Moreira , Jacarepaguá

Telefone 21.3432-2402

O Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, na Colônia Juliano Moreira, inaugura a exposição Das Virgens em Cardumes e da Cor das Auras, com curadoria de Daniela Labra. Com duração de sete meses, de junho de 2016 a janeiro de 2017, a exposição apresentará uma seleção de 60 obras da coleção do museu que remetem à perspectiva mística, sacerdotal e performática de Bispo do Rosário, como o Manto da Apresentação. Também serão expostos estandartes, roupas bordadas, objetos, faixas de misses e filmes documentais sobre sua obra e vida. 

“As peças escolhidas remetem a um universo de memórias coletivas e individuais, de lembranças inventadas de eventos sociais e de celebração festiva ou solene”, explica Daniela. A exposição inclui instalações de artistas contemporâneos como Sincretismo Sincronizado, instalação sonora de SIRI, apresentada na íntegra pela primeira vez, e Materializador de Sonhos, de Nadam Guerra. Além dessas, uma programação com 10 performances acontecerá sempre no último sábado do mês, entre junho e setembro.

Entre os destaques da exposição Das Virgens em Cardumes e da Cor das Auras está uma seleção de registros inéditos de Arthur Bispo do Rosário feitos pelo fotógrafo francês Jean Manzon.  Além disso, serão exibidos 8 estandartes que foram reunidos e vistos pelo público apenas uma única vez, em evento realizado há mais de 30 anos. Serão apresentadas também peças de roupas bordadas nas décadas de 1960 e 1970 pelo próprio Bispo e as faixas de miss.

 

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus