Time Out Rio de Janeiro

Teimosia da Imaginação

 A Teimosia da Imaginação brasileira exposta no Paço Imperial

Este evento terminou

Teimosia da Imaginação

Data 05 Jun 2012-15 Ago 2012

Horário de funcionamento Terça a domingo, de 12h-18h

praça XV , Centro

Telefone (21) 2533 4359

Estações próximas
metrô Carioca

Recém-chegada de sua primeira exibição no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, com curadoria de Germana Monte-Mór, "Teimosia da Imaginação" aporta em plena Praça XV, no Paço Imperial. Nenhum dos artistas está no mainstream das artes, nem têm representação de galeria nem cabem em conceitos puristas de arte. Inclusive, alguns dos artistas têm uma relação quase complicada com a própria definição de "artista", como Cícero Alves dos Santos que não aceita rótulos, não vendo nenhuma separação entre sua vida e do trabalho que faz. Para ele, a criação é uma parte da vida e não precisa ser definida ou rotulada pelo mundo da arte.

 

Apesar das exibições quase completamente estreantes, há trabalhos da melhor qualidade para serem conferidos, como as esculturas de José Bezerra, talhadas a partir de toras de madeira e dando forma aos animais de forma no mínimo elucidativa. Um cão latindo, um pássaro a cantar e dançar e um tatu relutante são algumas de suas belas construções em madeira. Ao lado das obras de Bezerra, estátuas de Izabel Mendes de Cunha, que lembram as esculturas populares da cultura brasileira do Nordeste, retratando temas eternos como casamento e maternidade. A artista Mendes de Cunha é mostrada, juntamente com todos os outros nove artistas, em um filme maravilhoso, encomendado pelo curador. Sua sensibilidade, humildade e inteligência agudas são marcadas, juntamente com um domínio evidente da argila, matéria-prima de suas obras.

 Pinturas de Aurelino Santos é outra jóia da exposição, combinando formas geométricas e figurativas para criar retratos vibrantes da cidade de Salvador. Formas arquetípicas - serpentes, cabeças de leão, símbolos religiosos - se combinam com a arquitetura da cidade e o resultado é quase irresistível ao toque, tamanha realidade refletida nas obras.  

 Cícero Alves dos Santos, ou Véio como ele gosta de ser conhecido, está por trás das outras esculturas de madeira, muitas vezes, mantendo a forma da madeira original, com ramos, nós e espirais ainda visíveis. Uma formiga de fogo se ergue sobre as patas traseiras, olhando intrigada para nós, através de uma sensibilidade no manejo com o material que só pode vir de uma vida inteira de olhar e observar o mundo natural. Esta é a âncora do trabalho de Véio.

 É como se, no contexto do capitalismo global e da conferência Rio+20 acontecendo por perto, esta exposição fosse uma afirmação realmente necessária e corajosa. Marca o retorno à sustentabilidade, o respeito ao artesanato e ao verdadeiro mundo natural em todas as suas variações. Embora plural e cada expressão corresponda a um indivíduo, a arte é caracterizada por uma sensação de proximidade ao seu criador, e não produzida em massa ou montada pelas mãos dos incontáveis assistentes.

 Nesta exposição há um poder que pode ser sentido, e não é sempre que você sai de uma exposição sentindo como se ainda tivesse muito para aprender, experimentar e compreender. "Teimosia da Imaginação” alcança o que a obra de arte deve ser: um solavanco para fora do cotidiano com uma visão alternativa do mundo. O cuidado nas obras mostradas nesta exposição desafiam a noção convencional do que significa ser artista no mercado atual. O mundo da alta-arte, impulsionado pelo lucro e eventuais modas, tem muito a aprender com a imaginação teimosa desses artistas, que são também trabalhadores, criadores, estudantes, formadores de opinião, revolucionários e sonhadores.

Escrito por Florence Woodfield
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Restaurantes próximos

Cortés

Cortés

99m

Hachiko

Hachiko

291m

Coccinelle

Coccinelle

535m

Tempeh

Tempeh

568m

Casarão 1881

Casarão 1881

606m

Bares próximos

Amarelinho

Amarelinho

620m

Bar Luiz

Bar Luiz

891m

Choperia Brazooka

Choperia Brazooka

1255m

Favellas

Favellas

1262m

Semente

Semente

1265m

Cafés próximos

Besi

Besi

559m

Brasserie Rosário

Brasserie Rosário

634m

Confeitaria Itajaí

Confeitaria Itajaí

669m

Confeitaria Colombo

Confeitaria Colombo

743m

Mundo Verde

Mundo Verde

844m