Time Out Rio de Janeiro

6B-Desenho Contemporâneo Brasileiro

6B traz artistas brasileiros e as possibilidades com desenho  

Este evento terminou

6B-Desenho Contemporâneo Brasileiro

Data 20 Set 2012-28 Out 2012

Horário de funcionamento Ter-Dom: 12h-19h

Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241, Arpoador

Setembro tem sido um mês intenso para o mundo da arte carioca. Depois do exibicionismo das galerias de todos o planeta na ArtRio, que tomou conta dos galpões do Pier Mauá, e da invasão das obras da "OiR - Outras Ideias para o Rio" espalhadas pela cidade, o mês ainda reserva outras boas surpresas. Uma delas é a coletiva "6B-Desenho Contemporâneo Brasileiro", com 47 artistas brasileiros que trabalham com o desenho em suas mais amplas expressões.

Com a curadoria do jornalista e professor de História da Arte Mauro Trindade, o título da mostra é referência ao nome do famoso lápis grosso bastante usado por artistas. Mas o barato da mostra é ela não se limitar apenas a trabalhos feitos com linhas e sombras, mas sim, obras que usam o desenho como referência ou inspiração. Sendo assim, telas feitas com nanquim, grafite e carvão dividem espaço com instalações, vídeos e tecnologia digital.

Entre os 47 artistas, estão vários nomes consagrados como Manfredo de Souzanetto, Daniel Senise, Tereza Salgado e Roberto Magalhães. Este, inclusive, agita ainda mais setembro com uma retrospectiva de seus 50 anos de trabalho, no Paço Imperial da Cidade.

Feita especialmente para a mostra, "8X Gaivotas", de Hilton Berredo, é um dos destaques. Há anos obcecado pelo movimento migratório das gaivotas que passam pela sua janela, Hildon fotografou os pássaros e fez desenhos em cima da imagem, diretamente do computador, para depois colar em cima de diversas linhas onduladas pretas, feita de nanquim, em cima de papel manteiga. 

Um vídeo no YouTube explica o processo criativo por trás da peça e vale o seu tempo. Mas o melhor mesmo é não perder a mostra, que fica em cartaz até o final de outubro.

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

6B-Desenho Contemporâneo Brasileiro video

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus