Time Out Rio de Janeiro

Comuna

O novo hub de cultura multidisciplinar em Botafogo

Tudo começou numa animada festa de música eletrônica, onde quarto jovens cabeças amantes da boa música resolveram organizar uma festa nada convencional e nada comericial. A Pala flou é o nome da festa que rola desde o final de 2011, comprometida apenas com o som eclético de qualidade (de eletrônico e dub a rock e samba, passando pelo jazz e disco…), além de um ambiente alto astral.


Estes simples dois pilares levaram a festa a números cresecentes, até que o evento foi obrigado e mudar de lugar…e isso foi o fim e o começo de tudo.Gabriel Cabral e Rômulo Cyríaco, recém formados em cinema, Duda Pedreira, formado em midia e Bruno Negrão, jornalista, pegaram carona na necessidade de um novo lar espiritual para a sua festa e partiram para um sonho maior: inaugurar uma casa de cultura, que abraçasse tanto a causa músical, como outras manifestações culturais. E assim nasceu o Comuna.


Festivais de cinema, galeria de arte, loja de novos estilistas e todo tipo de eventos que precisem de um espaço para acontecer ganham não só a casa, mas a comida e a roupa lavada. “Sentiamos uma necessidade no ar, entre os amigos e até do próprio momento da cidade, de um espaço para dar vazão para a cultura livre e fazer acontecer as pequenas e grandes idéias de arte e cultura”, explica Gabriel, no auge dos seus 25 anos, cheio de vida e vontade de fazer acontecer.


A essência aqui não é ter fins lucrativos, até porque todos os eventos são gratuitos, mas sim proporcionar um espaço para “criar e realizar”. Dentro desse mesmo modelo, o Comuna abriga também a empresa Pós Máquina do Tempo, de produção musical e de cinema. Aqui novamente, outros empreendedores também são bem vindos! No andar de cima, a sala grande é rateada entre algumas estações de trabalho. Freelancers que precisem de um catinho para chamar de seu, podem alugar um espaço no Comuna a partir de R$ 250 por mês. “Em terra de cego quem tem olho é rei” e em terras cariocas onde o metro quadrado tem preço para rei, a iniciativa desses meninos de coworking é tão pioneira na cidade quanto genial, e mais uma vez dão espaço para quem quer desenvolver e mostrar um bom trabalho.Na sala vizinha ao escritóriozão de coworking, os artistas plástico Felipe Norkus e Bruno Sensi também pegaram carona na vibe criativa do lugar, e produzem seus trabalhos agora de dentro do Comuna.


Parte da programação fixa, todo o sábado tem festa eletrônica com dj amigo convidado e o andar de baixo torna-se também uma galeria de arte aberta ao público da festa. Além disso, a casa abriga shows tanto de artistas novos quanto tão expoentes quanto SILVA (02/03 e 04/03), revelação unânime nas listas de melhores lançamentos de 2011 e escalado como uma das atrações do famoso festival Sonar.


A festa Pala Flou, que originou toda essa brincadeira, continua no line up todo mês, com a mesma vibe “entre amigos”, a confirmar a data através da page do Facebook
O Pandavision, são as sessões de cinema temáticas com duração de 3 a 5 semanas, com puffs espalhados pelo chão e regadas a pipoca. O tema em cartaz até semana passada foi “O mar”, aonde filmes como Deep Blue foram projetados. O tema seguinte será “Filmes Concertos” a partir de 28/02.


Além disso ainda há eventos itinerantes como o Le Sportif, aonde o Comuna abre as portas para assistir todo tipo de jogos e campeonatos nacionais e internacionais (não só futebol). Uma espécie de clube do Bolinha, a desculpa perfeita que você precisava para tomar sua cerveja fora de casa no meio da semana.


O passeio completo, é um evento criado pelos meninos do Comuna, para acomanhar a fome da galera durante os eventos maiores. De dentro da própria cozinha, um delicioso “combo comuna” (entrada, prato principal e sobremesa) são servidos por justos R$ 30.


Enfim, a vida é bela para esses jovens criativos de coração aberto, que promete dar o que falar sobre o estilo “sonhar junto” dessa nova comunidade de artistas e sonhadores que acreditam na multicultura acessível de qualidade.

Endereço: Rua Sorocaba, 585. Botafogo

Tel: 21 32538797

Page Facebook
 

Escrito por Alice Kuntz Moura
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes