Time Out Rio de Janeiro

Dominique Jardy

Romantico-tropicalismo

Foi numa viagem ao Brasil, em 1984, que Dominique Jardy teve seu primeiro amor à primeira vista, pela paisagem tropical.


Estonteada com as cores pulsantes da natureza da Bahia e de Minas Gerais, ela saiu pintando tudo que seu olhar europeu clássico poderia captar, munida de guache e pincel.
Mas foi no Rio que ela se sentiu em casa e fez amizades para a vida toda. Foram laços com a editora da Vogue da época, que lançaram esta francesa no mercado de decoração.
Com a extensa carga de conhecimentos técnicos de pintura, adquirido na Bélgica (Instituto Van der Keler) e influenciada por pintores clássicos italianos (Tiepolo, Veronezze e os afrescos de Pompei), Dominique retrata de maneira única a paisagem tropical brasileira , do seu atelier em Santa Tereza.


Sua pintura, feita de pigmentos naturais, acrílico e oleo é uma perfeita mistura do traço romantico-suave europeu com a criação lúdica, generosa e divertida que a exuberancia tropical lhe permite.
“Tudo aqui é muito vibrante, exagerado…e eu equilibro isso com um tom mais clássico e ornamental”
Inspiração não falta. Da janela do seu ateliie, ela fotografa micos, tucanos , morros e pores do sol bem cariocas. “Quando saio por aí, levo sempre a minha aquerela e sou bastante auto-didata”.


Suas pinturas podem tender para o azulado, sérpia ou vibrante, conforme o gosto do cliente, tudo com a maestria de quem respira a beleza da cidade há 27 intensos anos.
Sua arte bonita e agradável toma a forma de paineis decorativos (expostos nos halls mais granfinos da cidade como o lobby do Copacabana Palace, e outras propriedades particulares), quadros, jogos americanos, papéis impressos e aonde mais a imaginação permitir.

Recentemente, Dominique está reunindo seu ilustrissimo trabalho em uma edição única: “Caderno de uma viagem Tropical” e buscando admiradores-apoiadores da sua arte ‘romantico-tropical’.

Escrito por Alice Kuntz Moura
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes