Time Out Rio de Janeiro

Casa da Marquesa – São Cristóvão Cultural

 Aplicativo conta histórias do século XIX com tecnologia e linguagem do século XXI

O romance vivido por D.Pedro I e sua celebre amante Domitila de Castro Canto e Melo está mais atual do que nunca. É que acaba de ser lançado o aplicativo Casa da Marquesa-São Cristóvão Cultural que, na tela do celular ou tablet, permite ao usuário fazer uma viagem no tempo e conhecer os costumes, personagens e histórias do Rio de Janeiro, desde a época em que a cidade era a capital do Império. A ferramenta oferece uma visita guiada ao acervo da casa, datada de 1827, que encontra-se fechada para restauração, mas que está aberta 24 horas, sete dias por semana no mundo digital, e de graça.

“O aplicativo segue uma tendência mundial de que um museu pode tornar-se acessível online no mundo inteiro, onde quer que seja. E a visão da Secretaria é justamente trabalhar para que o conteúdo de nossos espaços e equipamentos ultrapasse paredes e chegue ao público, digitalmente, da forma mais moderna possível”, diz a Secretária de Estado de Cultura, Eva Doris Rosental.

Além de falar do passado, o aplicativo fala do presente e do futuro. O app traz um guia cultural exclusivo, com mapa interativo que indica o que fazer em São Cristóvão, seja para lazer, praticar esportes ou visitar os diversos museus do bairro que foi a sede da corte portuguesa. Entre eles, a Quinta da Boa Vista, a Feira de São Cristóvão e o Clube de Regatas Vasco da Gama. E, nos próximos anos, a região ganhará mais uma atração: a Casa da Marquesa de Santos será o Museu da Moda Brasileira, um lugar que, a partir da biografia da marquesa, irá explorar questões sobre o universo feminino, como os modos, costumes, códigos sociais e vestuário.

Para fazer este roteiro sem nem sair de casa, o aplicativo, desenvolvido pela 32bits e produzido pela Editora Philae, pode ser baixado gratuitamente nos sistemas IOS e Android.

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes