Time Out Rio de Janeiro

Rio Esporte Arte

Cinco murais superlativos de arte urbana sobem no horizonte carioca, durante os Jogos Olímpicos

Pedalada, mergulho, nado, basquete e vela são atividades físicas comuns nos cenários cariocas, seja por terra ou mar. Pois, o projeto Rio Esporte Arte se inspirou nestes esportes naturalmente praticados na cidade para, durante o período da Rio 2016, pintar cinco murais gigantescos em referência às provas olímpicas: ciclismo, salto ornamental, natação, basquete paralímpico e regata. O resultado está ficando bonito: Maracanã, Praça da Bandeira, Santo Cristo (no prédio do INCA, em frente a recém-reformada rodoviária) já estão prontos, enquanto os painéis na Lapa e Centro estão em andamento. 

“A prática de esportes ao ar livre e a cultura na rua, em diversas formas, são dois hábitos muito presentes no dia a dia dos cariocas. Por isso, os artistas escolheram natação, ciclismo, vela e basquete paralímpico para serem representados através de grandes pinturas muralistas, além do salto ornamental, uma licença poética dos mergulhos da Pedra do Arpoador. Escolhemos lugares bastante urbanizados e com empenas cegas deterioradas para transformar o cenário com riqueza visual”, explica Nicolau Mello, curador e idealizador do projeto junto com Gabriel Duran, produtor.

Cada um desses cinco esportes será representado nas empenas com uma cor predominante, conforme os tons dos aros olímpicos, que são vermelho, azul, verde, preto e amarelo. É estimado o uso de 1500 latas de spray e 650 litros de tinta em todo o projeto.

Confira detalhes sobre os artistas e suas obras de arte:

Ciclismo, aro vermelho: o primeiro mural faz referência às ciclovias do Rio e será pintado na Praça da Bandeira, 281, com 285 metros quadrados. Quem assina é Thiago Molon (Tarm).

Vela, aro verde: Bruno Big vdeu cor ao entorno do Maracanã (R. Paula e Souza, 278, esquina com São Francisco Xavier), em painel de 468 metros quadrados, o maior do projeto.

Natação, aro azul: Nicolau Mello é o responsável por pintar a terceira empena, que ficará do INCA-HCII (Rua Equador, 831, Santo Cristo), na Região Portuária. Serão 276 metros quadrados para reverenciar o esporte praticado no mar.

Salto Ornamental, aro preto: está sendo pintado na Lapa (R. Riachuelo, 192) o mural assinado por Mateu Velasco. Em tons de preto e branco, terá 400 metros quadrados.

Basquete Paralímpico, aro amarelo: o artista João Nitcho assumirá o mural de 340 metros quadrados localizado no Centro do Rio (Praça Ana Amélia – R. Santa Luzia, 405).

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes