Time Out Rio de Janeiro

A arte underground das ruas do Rio

Espaço Rabisco e Galeria Nove Cinco apresentam a diversidade da arte carioca pelo olhar de jovens artistas com fome de criação  

A arte underground das ruas do Rio

GRÁTIS

Horário de funcionamento seg-sab; 13h-19h

Espaço Rabisco
Rua Francisco Sá, 95. Copacabana, Arpoador

Estações próximas
Estação General Osório

Site de A arte underground das ruas do Rio

Longe das grandes galerias, aberto ao público para quem quiser chegar, o Espaço Rabisco é uma referência do que realmente acontece na cena artística underground da cidade. A inspiração vem da rua e das suas mais diversas linguagens. Representando um estilo de vida em que o skate e as latas de spray se misturam e todo o tipo de material pode ser transformado. 

O espaço nasceu quando os artistas urbanos Carlos Bobi, Marcio Bunys e Combone resolveram fechar um lugar para dar inicio a oficinas de grafite. A coisa rendeu e o espaço ganhou uma “lojinha” numa galeria pequena na Rua Francisco Sá – 95, em Copacabana. Daí, todos os tipos de arte começaram a “pintar”. Grafite, pintura em tela, animação, design, um pouco de tudo com a cara do brazilian lifestyle que só quem anda de skate e é nada hypster sabe como é.

Nessa mesma época surgia dentro da galeria 95 um outro movimento. Uma galera vinda de um estúdio de tattoo com “fome” de produzir e fazer acontecer na cena carioca. Hugo e Rique Inglez, Marcelo Zissu e Lucas Luz se juntaram para formar a Galeria Nove Cinco, nome que faz menção ao lugar onde tudo começou. Assim, a Nove Cinco e o Espaço Rabisco se uniram para dar o melhor de si, numa busca por trabalhos originais de quem não tem voz nessa cidade. Tornando o “Espaço Rabisco” um espaço múltiplo e aberto a todos, desde visitações a novos artistas, no melhor do clima “é só chegar”.

O coletivo Nove Cinco é formado por 10 artistas. Estes são Hugo Inglez (fotógrafo e vídeo maker); Marcio Bunys, Carlos Bobi e Combone (artistas urbanos); Marcelo Zissu, Heitor Correia, Pedro Jardim, Cadu Confort (ilustradores); e Rique Inglez e Lucas Luz (tatuadores). Todos numa faixa etária de 20 a 30, com um objetivo em comum: Produzir. Por isso, a ligação entre a Rabisco e a Nove Cinco vai além. É um intercâmbio de artistas que querem mostrar que existe vida fora das grandes galerias, e que tem muita coisa legal rolando na cidade, é só procurar!

Comprovando esta multiplicidade, a Nove Cinco também será em breve uma galeria virtual, contendo todas as artes do pessoal. Sempre incentivando a produção desses artistas, colaborando para a visibilidade dessa galera nova, cheia de energia e disposição.

A Nove Cinco já conseguiu produzir 3 exposições. A primeira, uma coletiva chamada “A Pulmão Art Exhibition”, a “Lumem” de Lucas Luz e a “ATEMPO” do Heitor Corrêa e Pedro Jardim, em exibição no Z.BRA. Para saber mais é só visitar o pessoal na Rabisco, eles vão receber super bem, falar de arte, do que rola e de quebra você ainda vê uma mini exposição de arte urbana toda trabalhada em telas a objetos de decoração transformados.
 

1 Abr 2013.

Escrito por Nice Jourdan
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Restaurantes próximos

Eclipse

Eclipse

321m

Clubhouse Rio

Clubhouse Rio

349m

Terzetto

Terzetto

396m

Brasileirinho

Brasileirinho

418m

Garota de Copacabana

Garota de Copacabana

439m

Bares próximos

Eclipse

Eclipse

321m

Clubhouse Rio

Clubhouse Rio

349m

Horse's Neck

Horse's Neck

501m

Baretto Londra

Baretto Londra

503m

TV Bar

TV Bar

535m

Cafés próximos

Padaria e Confeitaria Panorama

Padaria e Confeitaria Panorama

826m

Cafeína

Cafeína

833m

Colher de Pau

Colher de Pau

847m

Kopenhagen

Kopenhagen

873m

Guerin

Guerin

1001m