Time Out Rio de Janeiro

Casa Daros

Depois de sete anos e R$67 milhões investidos, finalmente uma das obras mais marcantes de Botafogo, representando a arquitetura do séc XIX, reabre as portas com o foco principal na arte contemporânea da América Latina  

Casa Daros

R$12

Horário de funcionamento qua-sab, 11h-19h; dom 12h-18h

Casa Daros
Rua General Severiano 159 Botafogo, Rio de Janeiro, Botafogo

Telefone (21) 2275-0246

Estações próximas
Estação Botafogo

Site de Casa Daros

A grandeza neoclássica de uma das joias arquitetônicas de Botafogo foi maravilhosamente restaurada pelo instituto suíço de arte Casa Daros, e abre as portas para apresentar a extensa coleção de Ruth Schmidheiny sobre a arte contemporânea da América Latina. O local foi escolhido em 2006 para guardar o acervo que possui 1.200 trabalhos, de 117 artistas. Uma herança protegida pela suíça que agora ganha uma nova casa no circuito cultural do Rio, exatamente no momento em que a cidade possui um crescente público, assim como uma produção artistica que está florescendo como nunca. A Casa Daros representa um espaço de exposição ultra-moderno (os organizadores estão evitando o termo “espaço cultural” ou “museu” para descrever o local), que não ficaria de fora de lugares como Nova York e Londres.

A ideia principal do projeto, com curadoria de Hans-Michael Herzog, foi criar um espaço para o povo da América Latina capaz de gerar comunicação e debates sobre as artes, em que ao mesmo tempo também forneça uma plataforma para discussão para os próprios artistas. Estes, que por sua vez, muitas vezes não são conhecidos além das fronteiras de seus países de origem. A Casa Daros também oferece oficinas e cursos envolvendo os “protagonistas”, os artistas que serão regularmente alinhados com as exposições em exibição. Inaugurando com o foco na arte da Colômbia em "Cantos Cuentos Colombianos".

Desenhado pelo arquiteto Joaquim Bethencourt da Silva (1831-1912), o prédio possui 11.000 metros quadrados nos dois andares, e o piso superior abriga inúmeras salas expositivas interligadas. Lindamente restaurada, as enormes linhas das persianas de madeira da janela no corredor são realmente impressionantes, mesmo assim, ocasionalmente elas ameaçam brigar com a arte exposta ali. Não ajudadas pelo labirinto das pequenas salas e a atração do magnifico pátio externo alinhado pelas palmeiras imperiais.

O andar de baixo é um lar brilhante, com uma loja bem equipada dedicado à livros de arte, posters e acessórios (muitos dos quais são destinados a crianças) e o “Mira!” restaurante da mesma equipe por trás hit local Oui Oui, que confortavelmente transcende os cafés “abaixo da média” que normalmente são oferecidos em muitos centros de cultura da cidade. O local também possui um grande ateliê onde abrigará oficinas e sessões familiares de criatividade aos fins de semana, com um auditório com foco em exibição de filmes e debates.
 

16 Set 2014.

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Restaurantes próximos

Fiammetta

Fiammetta

166m

Miam Miam

Miam Miam

210m

Bar da Rampa

Bar da Rampa

458m

Refeitório Orgânico

Refeitório Orgânico

736m

Formato Vino & Forneria

Formato Vino & Forneria

743m

Bares próximos

Bar da Rampa

Bar da Rampa

458m

Caverna

Caverna

629m

Teto Solar

Teto Solar

753m

Boteco Cabidinho

Boteco Cabidinho

785m

Bar do Adão

Bar do Adão

1006m

Cafés próximos

Fornalha

Fornalha

1136m

Galeria 80

Galeria 80

1432m

La Fiducia Café

La Fiducia Café

1447m

Mega Matte

Mega Matte

1830m