Time Out Rio de Janeiro

Diploma em caipirinha

Curso ensina como fazer o drink mais famoso do Brasil.

Do corte da fruta até a quantidade certa de limão e açúcar. Quem diria que o preparo da caipirinha se tornaria protagonista de um curso que, há dez anos, faz sucesso na cidade. A Time Out Rio conferiu as aulas oferecidas pela Academia da Cachaça, que ensina a cariocas e gringos os segredos do bom preparo de uma caipirinha.  

Nosso professor é Jorge Coutinho, que foi barman da casa. Antes, para esquentar a garganta, cada aluno ganha um caldinho de feijão e todos são chamados para uma mesa onde a aula é dada.

"Nós usamos a Pitu, que é uma cachaça industrializada. Ela é um pouco adocicada, mistura bem com as frutas e não é muito forte. Mas a pessoa em casa pode utilizar outras cachaças. O importante é que a bebida tenha um bom equilíbrio para não sobressair tanto", explica Jorge.

Escolhida a cachaça, é hora de preparar os ingredientes. A receita começa ao cortar o limão em pequenas fatias, que são colocadas no copo. Acrescente duas colheres de sopa de açúcar e amasse bem o limão. Depois, coloque seis cubos de gelo picados e cachaça. A dica aqui é não colocar pedaços grandes para facilitar a absorção melhor da cachaça.

Após a explicação do barman, é a vez de cada aluno fazer sua própria caipirinha. Pode até parecer uma tarefa fácil, mas até cortar o limão se torna uma dificuldade e você vai perceber que precisa de um treinamento mais intensivo.

A aula inclui ainda outros dois tipos de caipirinha: de maracujá e de uma fruta da época. O valor do curso é de R$45 e tem duração média de uma hora e meia. Mas, dependendo da animação dos alunos, a aula pode se transformar em um longo happy hour e seguir pela noite adentro.

Para se inscrever basta ligar para o telefone (21) 2492 1159. Tim tim!

Escrito por Ramiro Costa
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Dia dos Pais 2017

Dia das Mães 2017

Páscoa 2017 no Rio