Time Out Rio de Janeiro

Diploma em caipirinha

Curso ensina como fazer o drink mais famoso do Brasil

Do corte da fruta até a quantidade certa de limão e açúcar. Quem diria que o preparo da caipirinha se tornaria protagonista de um curso que, há dez anos, faz sucesso na cidade. A Time Out Rio conferiu as aulas oferecidas pela Academia da Cachaça, que ensina a cariocas e gringos os segredos do bom preparo de uma caipirinha.  

Nosso professor é Jorge Coutinho, que foi barman da casa. Antes, para esquentar a garganta, cada aluno ganha um caldinho de feijão e todos são chamados para uma mesa onde a aula é dada.

"Nós usamos a Pitu, que é uma cachaça industrializada. Ela é um pouco adocicada, mistura bem com as frutas e não é muito forte. Mas a pessoa em casa pode utilizar outras cachaças. O importante é que a bebida tenha um bom equilíbrio para não sobressair tanto", explica Jorge.

Escolhida a cachaça, é hora de preparar os ingredientes. A receita começa ao cortar o limão em pequenas fatias, que são colocadas no copo. Acrescente duas colheres de sopa de açúcar e amasse bem o limão. Depois, coloque seis cubos de gelo picados e cachaça. A dica aqui é não colocar pedaços grandes para facilitar a absorção melhor da cachaça.

Após a explicação do barman, é a vez de cada aluno fazer sua própria caipirinha. Pode até parecer uma tarefa fácil, mas até cortar o limão se torna uma dificuldade e você vai perceber que precisa de um treinamento mais intensivo.

A aula inclui ainda outros dois tipos de caipirinha: de maracujá e de uma fruta da época. O valor do curso é de R$45 e tem duração média de uma hora e meia. Mas, dependendo da animação dos alunos, a aula pode se transformar em um longo happy hour e seguir pela noite adentro.

Para se inscrever basta ligar para o telefone (21) 2492 1159. Tim tim!

Escrito por Ramiro Costa
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes