Time Out Rio de Janeiro

Mixing, o primeiro Speak Easy

Um encontro entre bartenders cariocas, amantes dos drinks e infiéis à cerveja

Numa calçada localizada entre as vilas estreitas de madeira do Largo do Machado, a Mixing, primeira escola de bartender do Rio se esconde bem. Um laboratório da felicidade quase clandestino, que tem como vizinhos galerias e ateliês de joias.

A Mixing, criada por Alex Miranda (antigo chef de bar do Fasano e subgerente do Mr Lam), e Rafael Pizanti (chefe de bar do Copacabana Palace), apresentou aos cariocas o primeiro Speak Easy, no último dia 23 de julho. Um evento periódico com cara de encontro desprentensioso entre bartenders cariocas, amantes de drinks e outros infiéis à tão popular cerveja. O clima era quase uma reunião de familia, enchendo a ruela de risos sinceros, à base dos bons drinks.

Inspirado nos anos 20, o Speak Easy misturou chapéus altos, bandoleiras e fumaça de charuto com um cardápio nostálgico. Daiquiris, Manhattans e Whiskies Sour, azeitonas, cerejas e copos de Martini podiam ser vistos desfilando classudos entre os convidados. E quando Alex e Rafael convidam Paulo Freitas (Bar do Copa, melhor bartender do Brasil 2012, foto de baixo) e o Diego Barcellos (Mr Lam, vencedor do campionato Grey Goose 2012, foto de cima), o lugar se transforma no terreno da aristocracia coqueteleira carioca, quase um boteco da mixologia.

Atrás do bar, as garrafas esperam pacientemente para ser escolhidas. Licores coloridos e destilados cheirosos pulam no ar e os convidados se apertam para olhar o espetáculo dos mixologistas, forma correta e culta de se referir aos bartenders. Os beiços mergulham nos copos, às cabeças sobe um certo calor e os olhos miram as cores e os efeitos das misturas inusitadas. Tudo mundo tentando decifrar o enigma das receitas secretas.

A coquetelaria (ou mixologia) é uma arte sim, e infelizmente boa vontade não basta para fazer drinks de alta qualidade e irresistíveis tanto ao olhar quanto ao paladar. O objetivo da Mixing é justamente trazer e democratizar a visão gastronômica do coquetel, onde o alcool é apenas uns dos ingredientes duma composiçao artística e pessoal.

As aulas na Mixing são abertas tanto à amadores quanto aos profissionais que queiram aprimorar suas técnicas, à partir R$500 - 15h divididas em 5 dias de curso. Para entender mais deste universo secreto dos bons drinks, fique de olho no facebook da Mixing para participar do proximo Speak Easy. E assim tente descobrir com quantos ingredientes se faz um drink de verdade.

Escrito por Marie Moley
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes