Time Out Rio de Janeiro

Top 5: os melhores pastéis do Rio

Onde saborear este clássico da gastronomia brasileira

Massa crocante, fininha e sequinha. Caprichado no recheio - pastel de vento não tem vez. Se tiver um bom molho de pimenta para acompanhar, melhor ainda. Um choppinho vai bem e, por isso, os pastéis são as grandes pedidas nos bares da cidade. E, em alguns estabelecimentos, virou até a atração principal. Dos tradicionais queijo, carne ou camarão, aos de brie com shitake, feijão ou costelinha de porco, essa maravilhosa reinvenção da gastronomia brasileira - dizem que a influência veio da China - sempre dá samba. Por isso, selecionamos os melhores lugares para comer pastel no Rio. 

Bar do Adão
Falou em pastel, pensou no Adão. A casa criou mais de 60 sabores, entre eles o Francês (camarão, alho poró e catupiry), Italiano (tomate seco, gorgonzola e rúcula), queijo brie com damasco e o sensacional Sonho de Valsa, com bombom derretido no meio, que reina absoluto entre os doces. Original do Grajaú, ele conquistou a cidade. Da Zona Norte, foi pra Zona Sul, Zona Oeste, Centro e até Niterói. Hoje, já são dez unidades

Antigamente
Um clássico do Centro, o restaurante fica na rua do Ouvidor, coração da zona histórica, e lota no happy-hour. Pegue uma mesa na rua, peça uma cerveja de garrafa gelada e um - ou dois, se não resistir - pastéis de costelinha de porco. O recheio é generoso. 
Rua do Ouvidor, 43 - Centro. (21) 2507-5040

Bar do Mineiro
O restaurante mais famoso de Santa Teresa tem diversas estrelas no cardápio. A feijoada é uma delas. Então, é natural que o lugar sirva um delicioso pastel de... feijão. Uma iguaria carioca. A porção vem com 12 mini pastéis quadradinhos (foto) que fazem a felicidade de qualquer um.
Rua Paschoal Carlos Magno, 99 - Santa Teresa. (21) 2221-9227

Bar Urca
Outro clássico carioca. O bar é pequeno, mas a graça é ficar do lado de fora mesmo. O charme do local está na consagrada mureta, que se debruça sobre a Baía de Guanabara, a enseada de Botafogo, o Cristo Redentor e, com alguma sorte, ainda se vê um espetacular pôr do sol.  Um dos lugares mais bucólicos e com uma das vistas mais estonteantes da cidade. O pastelzinho de camarão nem é dos melhores do mundo, mas o visual deixa tudo ainda melhor.
Rua Cândido Gaffrée, 205 - Urca. (21) 2295-8744

BB Lanches
A salvação da madrugada, a lanchonete fica aberta até altas horas: de domingo a quinta até âs 3h e sexta e sábado até às 5h da manhã. Quando bater aquela fome pós-noitada, lembre-se do pastel de camarão com catupiry desta instituição do Leblon e tenha bons sonhos. 
Rua Aristides Espínola, 64 - Leblon. (21) 2294-1397

Escrito por Bruna Velon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes