Time Out Rio de Janeiro

Tipi'óka

A casa itinerante da tapioca 

Tipi'óka

Preço de R$ 8 até R$ 16 Contato: (21)98166-9593

Site de Tipi'óka

Desde que o glúten virou praticamente um vilão nas dietas, a iguaria nordestina chegou para ficar. A onda que começou como uma alternativa ao pão, se legitimou de vez no dia a dia dos cariocas: pode ser no café da manhã, um lanche ou praticamente uma refeição, a tapioca é um ingrediente pra lá de versátil. E as amigas e sócias Carolina Portal e Fernanda Queiroz estão ai para provar isso: em 2014 lançaram a primeira tapiocaria volante da cidade, com sabores pra lá de inusitados. Guacamole, rosfibe com maionese de wasabi e gorgonzola com goiabada estão entre as mais-mais pedidas nas feiras de moda e design, shows e eventos por onde a dupla passa com as originais Tipi'ókas.

“Evitamos usar alimentos industrializados e valorizamos os produtores locais”, ressalta Carolina. “Estamos sempre criando novos sabores e reinventando o cardápio para que ele fique com a cara do nosso público. Seguimos a proposta do design thinking, uma visão que engloba a empatia e engajamento do público por determinado estilo de vida, então fazemos varios tipos de eventos desde que eles dialoguem com nosso posicionamento. Nosso produto é super customizado”.

Carolina é arquiteta  e Fernanda é designer, mas resolveram se enveredar pela gastronomia a partir do vício matinal que tinham em comer tapioca. Aliás, esta foi a inspiração para a criação da embalagem:  as “tipis” são servidas em filtros de café.

“Trabalhamos juntas em um escritório de design e arquitetura, então nossa matéria-prima sempre foi a criatividade e a inovação. Queríamos uma carreira paralela às nossas e, então, nos entregamos à paixão pela tapioca, que tem a cara do estilo de vida carioca: é prática, versátil e saudável. Não chamamos de ‘gourmet’ porque não somos formadas em gastronomia, mas fazemos tapiocas de fino trato, sempre fugindo dos sabores tradicionais”, explica Fernanda.

Para acompanhar a dupla por aí, é só seguir a página do Facebook ou o perfil no Instagram (@tipiokaria). Mas se bater aquela vontade incontrolável, é só chegar no café da Q.Guai (rua Henrique Dumont, 65, Ipanema) e devorar a tapioca mais deliciosa da cidade.
 

5 Mai 2015.

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus