Time Out Rio de Janeiro

Tropicália

Tropicália é Brasil

Tropicália

Diretor Marcelo Machado

Elenco Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Rogério Duarte, Arnaldo Baptista, Sérgio Dias, Rita Lee.

Para quem não conhece a história da Tropicália, o documentário de Marcelo Machado oferece uma magnífica porta de entrada. O filme começa com uma explosão de imagens que se sucedem em sequência rápida – incluindo cenas de filmes que influenciaram o movimento, shows da época e fotos que vão se sobrepondo na tela com manchas e bolhas coloridas – em perfeito diálogo com a estética de colagem e incorporação de referências que aconteceu no tropicalismo.

Muito bem realizado, o filme usa de modo inteligente e significativo os sons e fotogramas. Há dois momentos estéticos. A princípio, o espectador ouve apenas os depoimentos dos mentores do movimento (Caetano, Gil, Rogério Duarte e outros) enquanto acompanha as imagens da época. A partir da fala de Rita Lee, Sérgio Dias e Arnaldo Baptista (dos Mutantes) acontece a quebra (assim como as guitarras e o rock que adicionaram à música tropicalista): o espectador então focaliza os artistas no tempo atual, falando sobre suas memórias.

Com grande timing e sensibilidade estética – assim como o mérito de trazer depoimentos dos protagonistas do movimento – o documentário Tropicália não se aprofunda na história, mas revela imagens e palavras preciosas sobre a reviravolta estética, com imagens raras como a da aparição de Caetano e Gil no palco do festival da Ilha de Wight.

Escrito por Fabiana Caso
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus