Time Out Rio de Janeiro

Universidade dos Monstros sem Boo

Como com qualquer continuação de um filme popular, é lícito ter dúvidas de se há algum objetivo mais além de fazer grana, já que se passaram doze anos da primeira produção. Porém, o roteiro de Universidade Monstros é tão engenhoso e divertido que dá para entender que são outros (também) os motivos da sua criação.

Dan Scanlon, diretor do filme e estreiante por trás da câmera, como co-autor, juntamente com Daniel Gerson e Daniel L. Baird, mescla a comédia pura da Pixar e mantém a fidelidade ao seu espírito e, acima de tudo, para seus protagonistas. O resultado é impecável: o filme é tecnicamente deslumbrante na criação de todas as imagens visuais e musicais no mundo da Universidade.

Entretanto, quem tenha a esperança de ver esse filme para reencontrar a entranhável Boo, terão que se esquecer dessa personagem tão carismática que apareceu em Monstros S.A., primeira entrega que abriu a saga. Mesmo assim, Scanlon não prescinde do mundo humano, só que essa vez o papel importante está focado sobre as aventuras na faculdade de dois conhecidos monstros, Sully e Mike, onde os dois entram para se formar como profissionais dos sustos.

Com uma legião de personagens novos e coloridos, acompanhando-os, o filme discorre sobre a importância da solidariedade com os outros, e a necessidade de juntar forças, deixando para trás os interesses pessoais. O entretenimento infantil também tem uma leitura humana que pode contentar aos adultos.

O filme funciona porque se juntam três elementos indispensáveis: o carisma dos personagens, a incansável imaginação das criações de Pixar e a excelência visual. Além disso, os detalhes dos desenhos e o ritmo do roteiro são os ingredientes que fazem com que o público não abandone.

Talvez, um segundo filme não tivesse sido necessário, mas é ainda bom reencontrar este grupo de personagens, excêntrico e impopular, lutando juntos para atingir uma meta e tentar superar muitos obstáculos. A história é um pouco previsível e tem situações repetitivas, mas Universidade Monstros é um filme bem feito, divertido, agradável e apropriado para a família toda.

 

Escrito por Anna Veciana
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes