Time Out Rio de Janeiro

CineMaterna

Tal mãe, tal filho: sessões especiais para mamães e seus bebês

CineMaterna

Ingressos Preços variam conforme o cinema, favor consultar site.

Aceita todos os cartões

Praia de Botafogo, 316 (para outros endereços, consultar site), Botafogo

Telefone (21) 2559 8750

Estações próximas
Metrô Botafogo

Site de CineMaterna

A sessão já vai começar, mas as luzes não se apagam. Um estacionamento de carrinhos na porta da sala, ar-condicionado leve e som baixo são o prenúncio de que algo diferente está para acontecer. É o CineMaterna, projeto desenvolvido por três mamães cinéfilas, em 2008, em São Paulo, e que hoje já está presente em 13 cidades, inclusive no Rio de Janeiro. As sessões de cinema especiais para mães e bebês de até 18 meses acontecem uma vez por semana em diversos cinemas da Cidade Maravilhosa.

Tudo começou quando as amigas Alexandra Swets, Tais Viana e Irene Nagashima começaram a organizar idas ao cinema, nos primeiros horários, com grupos de mães e seus bebês recém-nascidos. Um belo dia, elas foram impedidas de entrar no local e daí surgiu a ideia do CineMaterna.

As mamães fundaram a ONG CineMaterna em agosto de 2008, em Sampa, onde começaram a parceria com cinemas para realizar sessões semanais em salas especiais, nos horários de menor movimento. Durante um ano, Alexandra, Tais e Irene arcaram com as despesas sozinhas. Em 2009, elas conseguiram patrocínio e, desde então, o projeto acontece no Rio de Janeiro, em Fortaleza, Salvador e Porto Alegre, entre outras ao redor do país. Tais contou que, depois que receberam o primeiro incentivo, elas tiveram o desafio de implantar o CineMaterna em uma cidade nova a cada mês.

"Por coincidência, nós três éramos profissionais liberais e conseguíamos conciliar com nossas profissões, trabalhávamos muito em casa. Eu sou consultora de marketing, Alexandra é jornalista e Irene é consultora em treinamentos. Quando conseguimos o patrocínio, tivemos que nos dedicar exclusivamente à ONG, mas continuamos com nossas funções. A gente começou a viajar muito, já que tínhamos que fazer o CineMaterna acontecer em cidades longe de São Paulo como Porto Alegre e Fortaleza, por exemplo", contou Tais.

As salas são equipadas com trocadores e tapetes com brinquedos, mas a intenção é que seja um momento de diversão para a mãe. Camilla Mello, de 27 anos, confessa que estava ansiosa em sua primeira vez no CineMaterna com a pequena Alice, de apenas três meses. "Eu achei o máximo essa iniciativa, estou super ansiosa", conta ela.

Os filmes são escolhidos pelas mães cadastradas no site www.cinematerna.org.br. A cada semana, uma atração diferente. As sessões semanais acontecem, no Rio, às quintas e em um sábado por mês e, geralmente, contam com a presença média de 40 adultos. De acordo com Tais Viana, são mais de 19 mil cadastros no site.

As sessões acontecem nos cinemas Unibanco Arteplex Botafogo, Cinemark Downtown, Via Parque, Kinoplex Fashion Mall e UCI Norte Shopping. Consulte o site para conferir a programação semanal. 

23 Jan 2014.

Escrito por Elisa Magaldi
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Restaurantes próximos

Bar da Rampa

Bar da Rampa

547m

Formato Vino & Forneria

Formato Vino & Forneria

717m

Fiammetta

Fiammetta

975m

Refeitório Orgânico

Refeitório Orgânico

1120m

Adega da Velha

Adega da Velha

1142m

Bares próximos

Bar da Rampa

Bar da Rampa

547m

Champanharia Ovelha Negra

Champanharia Ovelha Negra

627m

Symposium

Symposium

1182m

Bar do Adão

Bar do Adão

1231m

Boteco Cabidinho

Boteco Cabidinho

1240m

Cafés próximos

Casa Daros

Casa Daros

996m

Fornalha

Fornalha

1391m