Time Out Rio de Janeiro

Muay Thai

 Arte marcial tailandesa conquista cada vez mais adeptos e títulos para o Brasil

Mãos, cotovelos, joelhos e canelas. Eficiência, técnica e estratégia. Tudo em pé. Esses são os princípios básicos sobre o Muay Thai, também conhecido como Boxe Tailandês, nome que denuncia sua origem asiática. A luta chegou ao Brasil nos anos 80 e vem conquistando cada vez mais adeptos e títulos para o país. Neste mês de março, onze atletas da seleção brasileira embarcam para Bangkok, capital da Tailândia, para o mundial. Entre eles, está o atual campeão brasileiro na categoria meio médio (até 75kg), Bernardo Braga (foto, bermuda preta), 28 anos, que vai ao berço do esporte buscar o cinturão.

"Entre treinos e aulas, pratico mais de 36 horas por semana. Nos períodos de competição essa rotina fica ainda mais intensa, pois tenho que estar no auge do meu preparo físico. São exercícios aeróbicos, musculação, além das técnicas específicas do Muay Thai. Exige muita concentração e esforço", revela Bernardo, atleta e professor da academia Champions Factory, a maior do Brasil em números de alunos e títulos.

Ele entrou para o universo das artes marciais em 1998, época em que assistia aos campeonatos de lutas internacionais em fitas de vídeo cassete. Sua primeira grande vitória foi aos 22 anos, na disputa brasileira de 2006, como estreante. Além do titulo, levou para casa cinco pontos no rosto. No ano seguinte, conquistou mais uma vez o status de melhor do país na sua categoria. Foi quando ele optou por desistir da faculdade de Geografia para apostar na carreira de atleta, que exige dedicação exclusiva.

"É preciso abrir mão de momentos de diversão e lazer algumas vezes, ter uma alimentação regrada e muita disciplina. Mas vale a pena, ainda mais agora que estamos vivendo o melhor momento das artes marciais no Brasil, principalmente, por causa da transmissão dos campeonatos de MMA na televisão aberta. O UFC está contribuindo muito para o crescimento da luta no Brasil e isso vai ser muito bom para os atletas profissionais de todas as modalidades˜, comenta Bernardo que está cursando faculdade de Educação Física para complementar sua carreira.

Na filosofia e na prática, Bernardo conta com os conhecimentos do Mestre Artur Mariano, uma lenda viva das artes marciais no Brasil. Com 27 anos de carreira, ele está à frente da Champions Factory há onze anos, além de ser presidente da Confederação Brasileira e comentarista do Canal Combate.

"Estamos vivendo um momento de popularização do MMA e o Muay Thay só tem a ganhar com isso, afinal, tem técnicas boas para todas as modalidades de lutas. Agora o céu é o limite. Vamos para o mundial com atletas do Rio, Ceará, São Paulo e Porto Alegre e temos muitas chances de trazer mais títulos pra casa. Atualmente, temos dois campeões, três vices e quatro em terceiro lugar no ranking internacional", revela otimista o Mestre, que este ano inaugurou um Centro de Treinamento oito vezes maior que o anterior.

Aulas atraem crianças e mulheres em busca de condicionamento físico

Quem deseja ingressar no mundo do Muay Thai, tem ótimos atrativos para fazê-lo. A luta movimenta todo o corpo, o que favorece a parte aeróbica, a respiração, elasticidade e o equilibrio, além de fortalecer os músculos. Em apenas uma hora de aula é possível queimar até 800 calorias. E foi com este objetivo que as amigas Roberta Areas, Patricia Pacheco e Alice Alamy, começaram a frequentar as aulas para iniciantes.

“Fiquei interessada, principalmente, porque dá um ótimo condicionamento físico. Das atividades que já fiz essa é a mais puxada, sem dúvidas. Além de folêgo, tem que ter muita cordenação motora, mas nem penso em desistir. Estou adorando“, conta Roberta.

Para praticar, não há nenhuma restrição.

˜Temos aulas exclusivas para mulheres e para crianças de 6 a 14 anos. Além de queimar gordura, acelerar o metabolismo, é muito bom para a concentração. Quando estou em cima do ringue lutando, não penso em nada, esvazio a mente", finaliza Bernardo.

A academia Champions Factory fica na rua Rua Pompeu Loreiro 116, segundo andar, Copacabana (próximo a estação de metrô Cantagalo). Contato: (21)2275-0240 
 

Escrito por Bruna Velon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes