Time Out Rio de Janeiro

Os caminhos da felicidade

Como a meditação e outros meios podem ajudar no caminho por uma vida mais leve 

Um encontro numa sala branca enorme, com pessoas de diferentes idades espalhadas por todos os lados, parecem ansiosas. Logo a frente um altar florido com o retrato de Siri Siri Ravi Shankar e de repente bate um estranhamento, “mas afinal, o que estou fazendo aqui?”- pensei. Um dos grandes conflitos do mundo contemporâneo, seja resultado da alta demanda de oferta e procura, é um desconforto social muito grande. Questões como “aonde estou?”, “qual é a minha função aqui?”, "estou triste?", são muito comuns nos dias de hoje e são um dos motivos por salas assim estarem tão lotadas. A procura cada vez maior por uma vida mais leve é um sinal de que as pessoas andam cansadas e querendo mudanças. Mas, como achar as soluções? Altas taxas de consumo de remédios antidepressivos, gastos com psicólogos, e até o uso exagerado de álcool, bebidas e drogas não são uma resposta e nem o caminho... talvez sim, apenas um alívio imediato. Afinal de contas, a felicidade não vem num formato de pílula.

Ganhei de presente esse curso de meditação. Sem saber de nada, como seria o procedimento, caí de paraquedas ali. O nome era "Happiness Program" da organização humanitária e educacional sem fins lucrativos, Arte de Viver. No primeiro momento veio a sensação de julgamento. Com um olhar crítico e a vontade de fugir da sala, respirei fundo e disse “não, vamos ver onde isso dá”. Foi curiosidade e também um chamado interior, bem tímido, que me fez ficar. A possibilidade de transformação, um tipo luz no fim do túnel, é algo encantador. E, após alguns trabalhos veio a simpatia pelos outros e uma faísca de alegria começou a surgir.

"O Happiness Program promete uma experiência, uma riquíssima experiência. Pois é um programa prático e vivencial onde aprendemos uma técnica poderosa de respiração, Sudarshan Kriya, que nos ajuda a silenciar a mente e fazer um profundo mergulho na nossa verdadeira natureza, no nosso Ser. Se alcançamos esta experiência e este é todo o propósito do curso, a partir daí tudo se torna bem simples, pois a mudança passa a ser uma consequência natural. Além da respiração, todo o conhecimento passado no curso ajuda nessas mudanças, muitas "fichas caem" – conta Olivia Araújo, uma das voluntárias mais antigas da sede de Botafogo.

O curso de aproximadamente cinco dias estabelece algumas regras. Primeiro um sério e rigoroso comprometimento com aqueles que estão ali e com você mesmo. Depois, o estimulo aos atos de bondade, de doação e de entrega. A comunicação e a troca que acontece entre aquelas paredes, com pessoas com os mais diversos problemas, tão diferentes e ao mesmo tempo tão semelhantes, passa a ser algo mágico e confortador. “Não, você não está sozinho no mundo”, é mais ou menos isso que você sente. Ali, um dos maiores aprendizados é o não julgamento, isso é algo que só atrapalha. A meditação vem como uma ferramenta para desenvolver. O que pode parecer algo tão simples também pode ser um grande portal de conexão consigo, e quem sabe até com o divino que existe dentro de cada um de nós.


"A felicidade só pode ser vivida no momento presente e a respiração, o processo que fazemos no Sudarshan Kriya, trás a mente naturalmente para o momento presente e assim, sem esforço, vivenciamos o que já está ali totalmente disponível. Se mantemos esta prática diariamente como uma higiene mental, nossa mente retoma um frescor e como uma criança nossa vida volta a ser uma expressão da felicidade" - explica Olivia sobre a técnica usada na Arte de Viver.

Além da meditação existem outros métodos que ajudam nessa busca. O Fogo Sagrado Alinhamento Energético é uma terapia que através da leitura do campo busca o equilíbrio do corpo e da alma. Com origens xamânicas, a técnica desenvolvida por Mônica Oliveira vem reunindo pessoas de diversas cidade nas reuniões semanais das terças-feiras que acontecem no Espaço Rampa, Ipanema. Sempre com um tema diferente, solidão, capacidade, amor próprio, etc, Mônica conseguir emocionar os frequentadores sendo um canal para o encontro deles com eles mesmos. O público ouve uma palestra sobre um tema e no final aprende algum exercício para possibilitar a cura daquele "padrão". Com base em elementos da física quântica, de canalização energética e de sensibilidade de campo, muitas pessoas saem agradecidas e emocionadas das reuniões.

A satisfação profissional é outro grande ponto de infelicidade. Essa insatisfação já atinge 70% da população brasileira - de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Recursos Humanos. As angústias muitas vezes começam com o estresse, as exigências e cobranças do cotidiano - tendo em mente que uma das maiores realizações na vida moderna é ter uma vida profissional satisfatória. Um emprego maçante, entediante, pode se tornar um grande rival de uma vida mais leve. Infelicidade na certa. Mas, às vezes é preciso de algo mais radical para dar novos rumos à vida profissional, e um empurrãozinho cai bem.

Quando o assunto é inovação a Casa Soul é um dos lugares que pode ajudar a dar esse start. O espaço criado pela jornalista Carolina Berger, tem como objetivo inspirar pessoas a realizarem seus sonhos. Através de cursos de empreendedorismo e transição profissional, o espaço itinerante surgiu para apoiar as pessoas a trabalharem com mais consciência, oferecendo uma rede e possibilidades para o encontro entre pessoas com os mesmos objetivos. Alguns dos destaques da programação são o curso “Holus” - sobre saúde integral, e o “Salto” - curso de transição profissional ajudando as pessoas a elaborarem planos de ação.

Com dinâmicas que estimulam o diálogo, os cursos incentivam o processo de auto-conhecimento. “O que faz sentido para você mesmo”. A auto-escuta é a única verdade, é ouvir o que o seu corpo pede. Para Carolina “as pessoas estão investigando uma outra possibilidade de se relacionarem pra vida. O processo de ser feliz é uma escolha. Ele também tem dor, mas é diferente” - explica ela. 

Não existe um caminho certo para alcançar a felicidade. Até porque, esse é um estado passageiro, como já dizia o velho poeta Vinicius de Moraes no verso “Tristeza não tem fim, felicidade sim”... Uma vida mais leve, mais consciente é uma das únicas soluções plausíveis para que pelo menos o caminho de vida seja mais brando. Simples movimentos fazem muita diferença. E de todas as certezas a única verdadeira é que quando a gente abre o coração, o mundo ao redor fica muito mais tranquilo.


Arte de Viver
Endereço: sala 801 - R. Voluntários da Pátria, 301 - Botafogo
Telefone:(21) 3624-1900
Acesse o site

Núcleo Fogo Sagrado
Endereço: Espaço Rampa - R. Sá Ferreira, 202 - Copacabana
Telefone:(21) 3796-7307
Acesse o site

Casa Soul
Para mais informações acesse o site

Sugestões:

Namâste – Meditações de Bioenergética
Ladeira do Ascurra, 115B, Cosme Velho
Tel.: (21) 2225-0269 / Cel.: (21) 8201-5606
Acesse o site
 

Escrito por Nice Jourdan
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes