Time Out Rio de Janeiro

A luta swingada

Onde assistir e praticar capoeira no Rio

Mais roots é impossível, especialmente para quem quer praticar um esporte autenticamente brasileiro. A capoeira chegou ao Brasil por volta do século 16, trazido por escravos africanos que usavam os movimentos para luta e defesa pessoal.

O formato de luta era mascarado com um swing de dança, para despistar os patrões, que não permitiam a prática. Ainda hoje, a fórmula é exatamente a mesma: uma roda de capoeiristas, com instrumentos musicais, onde cantam-se e dançam-se músicas tradicionais, inserindo golpes de luta a partir dos movimentos. Para os leigos ou mulheres atentas, lê-se: corpos esculpidos pela dança e jogo da capoeira.

A partir do seu lar espiritual, na Bahia, o esporte tem inúmeras boas escolas, supervisionadas por mestres desta arte. A maioria recebe de braços abertos os iniciantes da prática que não tenham medo de se jogar nessa ginga africana.

Pela cidade, os melhores lugares para capoeira ao ar livre costumam ser por Ipanema ou Arpoador. Ao ouvir o som hipnótico do berimbau, se jogue na roda, nem que seja apenas para bater palma e assistir aos capoeiristas, que adoram mostrar seus dotes na roda.

Para conhecer algumas boas rodas:

Catete: www.ccarj.com

Lapa: www.lapariocapoeira.com

Copacabana: www.brinadeiradeangola.com.br

Copacabana / Bairro Peixoto: www.abadacapoeirabp.blogspot.com

Jacarepaguá: www.capoeirarj.com

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes