Time Out Rio de Janeiro

Os 10 melhores Blocos da Cidade

A cidade está fervendo. São mais de 492 blocos de rua. Por isso, para não cair numa furada, a Time Out Rio selecionou os 10 melhores blocos para um Carnaval inesquecível! 

Este evento terminou

Os 10 melhores Blocos da Cidade

Data 01 Fev 2013-16 Fev 2013

Céu na Terra
Largo das Neves, Santa Teresa , Santa Teresa

Estações próximas
Glória

Céu na Terra (2 Fev, 15:00 - 9 Fev, 08:00) Quando surge depois da curva espalha alegria aos foliões. Sorrisos que oriundos da mistura de cores das fantasias, estas que por sua vez combinam perfeitamente com a paisagem. É mais ou menos assim o desfile deste bloco nascido no ano 2000. O Céu na Terra já é um dos blocos mais consagrados da cidade. Sua formação é composta por um número 30 músicos distribuídos em trompetes, trombones, saxes, tubas, surdos, caixas, agogôs, ganzás, tamborins e mais cavaquinhos e naipes de acordeons, que desfilam em cima de um Bonde de Santa Teresa. É lindo, é lúdico! Agora chegue cedo, o bloco sempre saí antes do previsto! Onde? Primeira saída no dia 2 fev, às 15h, Largo das Neves. Segundo no dia 9 de Fev, às 7h, na Praça Odilo Costa Neto, Santa Teresa.

Ih, é Carnaval (2 Fev, 17:00)
A Urca é um dos lugares mais perfeitos para o Carnaval do Rio. Primeiro, o lugar é um charme. Segundo, sua principal rua, a Av Pasteur, é larga, quase uma Sapucaí. Agora acrescente um bloco à altura que é garantido: o resultado vai ser só sucesso! O Ih, é Carnaval é assim. Fundado em 2002 por estudantes do Instituto de Economia da UFRJ, o bloco arrasta foliões de todas as idades. Gente bonita, leve e solta. As cores do bloco são amarelo e vermelho. E uma curiosidade, os criadores do Ih, é Carnaval também participaram da espontânea criação do Boitolo, outro bloco imperdível!
Onde: Av. Pasteur em frente ao Campus da UFRJ.

Barbas (9 Fev, 15:00)
O tradicional bloco de Botafogo encanta a todos com suas marchinhas e seu tom peculiar, de um carnaval de tradição. Fundado por Nelsinho, filho de Nelson Rodrigues, o bloco tem 20 anos de história. Nasceu no antigo bar Barbas, localizado na Rua Álvares Ramos. Todos seus integrantes tinham a barbar longa como a do Nelsinho. O Bar fechou, mas o bloco continua firme e forte, sempre saindo com um caminhão pipa para refrescar os foliões.
Onde: A Concentração acontece na Rua Arnaldo Quintela com Rua Assis Bueno, Botafogo.

Cordão do Boitatá (10 Fev, 08:00)
O bloco acontece todo domingo de Carnaval desde 1996. Ele desfila da Rua do Mercado e acaba na Praça Tiradentes. O repertório passeia desde canções antigas da música popular brasileira passando por muitas marchinhas clássicas do carnaval. O público é bem variado, desde crianças a adultos. E o bloco já é uma espécie de tradição da folia carioca. Costuma ficar bem lotado, é melhor chegar cedo!
Onde:Rua do Mercado com Rua do Ouvidor, Centro. O bloco termina na Praça XV.

Toca Rauuul (10 Fev, 15:00)
O Bloco se apresentou pela primeira vez ano passado e foi um sucesso absoluto. Reunindo fãs do legendário Raul Seixas, em todas as suas fases, loucuras, sabedorias. O bloco promete não deixar ninguém parado! Morrer de tédio, sentado na poltrona de seu apartamento é o que NÃO vai acontecer!
Onde: Praça Tiradentes, Centro. O bloco é parado.


Me Beija que sou Cineasta (13 Fev, 10:00)
Um bloco de artistas, gente culta e famosa? Não, prepare-se porque tem de um tudo aí! Fundado em 2009, o bloco Me Beija que Sou Cineasta surgiu nas ruas do bairro da Gávea, e sai na quarta-feira de Cinzas. Criado por cineastas da Puc-Rio e pessoas apaixonadas por cinema do bairro, é um desfile de gente bonita e de beijo.
Onde: Praça Santos Drummond no Baixo Gávea.


Volta Alice! (11 Fev, 10:00)
Nascido em 2004, o bloco conhecido por seus mais ilustres representantes: os bonecos Mario e Alice. O clima é familiar, leve e descontraído. Mas não se preocupe, a animação é garantida com a bateria que chega a reunir setenta ritmistas, que tocam temas próprios, intercalados por marchinhas. O título do bloco tem duplo sentido. Remete ao apelo de Mário para que sua amada retorne, mas também tem a ver com a geografia do bairro, de onde o bloco sai, as curcas da Alice. Assim, o bloco desliza ao subir a Rua Alice num clima de muita paquera!
Onde: Rua Alice em frente ao nº1. O bloco anda até o número º550.


Fogo e Paixão (3 Fev, 11:00)
Um Fenômeno? Não, é simplesmente o bloco do Wando! A volta do Brega Power na melhor forma possível! O bloco começou ano passado e foi um sucesso absoluto! Uma vibe divertida e leve, onde a apresentação não podia ser num lugar melhor, no Largo do São Francisco. O bloco fica cheio, mas não lotado, de uma forma bem gostosa. Remete aos antigos carnavais de rua. Para cair nesse bloco use e abuse do BREGA!
Onde: Largo São Francisco, Centro. O bloco é parado.


Escravos da Mauá (3 Fev, 12:00)
Um dos blocos mais tradicionais do Centro do Rio e mais conhecido como o “bloco dos trabalhadores”. O Escravos sai há 17 anos com suas cores azul e amarelo. Seus sambas contam a história do bairro, berço do carnaval de rua do Rio de Janeiro. Quando passa emociona, por ser um bloco acima de tudo raiz! Suas referências são ninguém menos que Pixinguinha, João da Baiana e Donga!
Onde: A concentração é no Largo do São Francisco, mas o bloco desfila até o Píer Mauá.

Orquestra Voadora (12 Fev, 14:00)
A Orquestra é conhecida por sua irreverência e seu brilho nas tardes de domingo nos ensaios no Jardim do MAM, que rolam há quase cinco anos. No repertório criações inusitadas em formato de marchinha como Batman e clássicos dos Afoxés de Vinicius de Moraes. O diferencial da banda são os instrumentos de sopro como trompetes, trombones, tuba e sax. É definitivamente um dos melhores blocos da cidade, o the best of Carnaval in Rio. Prepare-se para uma multidão de muita purpurina nesse desfile com a alma encantadora das ruas do Rio! Onde: Concentração na Avenida Infante Dom Henrique, termino MAM.
 

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus