Os jovens músicos da Orquestra Sinfônica Cesgranrio, regidos pelo maestro Eder Paolozzi, vão dar um tom especial à manhã deste domingo, dia 4 de outubro, em Paraty, no último dia do Festival Mimo 2015. No charmoso cenário da Praça da Matriz, em frente à igreja colonial e logo após a tradicional chuva de poesia, eles vão interpretar um repertório com obras inspiradas diretamente da literatura, que vão do clássico ao contemporâneo.
A orquestra abre o concerto com Mozart, passa pelo prenúncio do romantismo com Beethoven ('Tragédia de Goethe'), Felix Mendelssohn ('Sonho de uma noite de verão', peça homônima de William Shakespeare) e chega ao século XX com Barber ('Geórgicas, poema de Virgílio') compositor norte-americano. O programa também inclui Nepomuceno, precursor da música nacionalista do início do século, e Villa-Lobos, o grande ícone da música clássica brasileira.
“É um prazer fazer parte de um festival como o Mimo, que reúne grandes nomes da música instrumental e incentiva o aspecto didático. O evento tem para mim um significado particular porque participei da etapa educativa de regência, em Olinda, em 2009,” conta o maestro Eder Paolozzi, regente titular da nova Orquestra da Fundação Cesgranrio.