Time Out Rio de Janeiro

Leblon Jazz Festival

Festival traz grandes nomes do Jazz para a cidade.

Este evento terminou

Leblon Jazz Festival

Data Sáb 24 Nov 2012

Horário de funcionamento 13h - 21h

Praça Cazuza
Rua Dias Ferreira, Leblon

O clichê barato Rio de Janeiro = samba começa a cair por terra. Aqui, onde as sonoridades podem ir de uma rodinha de choro improvisada até o funkeiro e seu indefectível radinho aos berros em plena Praia de Ipanema, o jazz chegou - ou voltou - pra ficar. Mais uma prova disso é a quarta edição do Leblon Jazz Festival, que chega à terras cariocas no primeiro fim de semana de novembro. Oba. Clap clap clap.

Só neste ano, a cidade viu passar por aqui festivais com o público lotando as sessões e explorando vários formatos de show, da praia a grandes teatros. É o carioca provando que a cidade vai muito além do samba-suor-e-cerveja. 

O primeiro do ano foi o BMW Jazz Festival, com performances eletrizantes das diversas correntes do jazz no Oi Casagrande. Já tradicional entre os amantes dos sons R&B, o Rio Jazz Festival leva uma multidão à cidade litorânea de Rio das Ostras todo ano, em busca de um clima New Orleans, com apresentações ao ar livre durante os dias de festival. O Arpoador, um dos palcos mais cariocas da cidade, sediou mais uma edição do Bourbon Street Fest, que trouxe gente como Playing for Change para delírio do povo. Ver o Parque Garota de Ipanema lotado de gente, curtindo boa música no fim da tarde, é motivo para comemorar. Bonito de ver.

Ao som de trompetes, trombones e muita musicalidade, o Leblon Jazz Festival aporta na cidade em novembro com um lineup arrebatador e algumas novidades. Além do bairro do Leblon, que vê sua chique Dias Ferreira virar um amontoado democrático de gente, o Festival vai oferecer à Niterói um dos dias de sua programação (24/11) com shows gratuitos no coração de Icaraí. Também foram escolhidos outros dois palcos para sediar algumas apresentações, o Teatro Café Pequeno e o bar Vizta, no Hotel Marina Palace, entram no circuito para atender aos que preferem shows menores, mais intimistas. Ótimo para quem não curte a pequena multidão que se forma ali na Praça Cazuza, onde o palco principal do Leblon Jazz Festival é armado. Parece que este ano, tem jazz pra todo mundo.  

Entre as atrações, o Festival apresenta um projeto inédito de Ed Motta, que se chama: ED MOTTA DWITZA PROJECT. Trata-se de um show acompanhado de uma banda completa.

Reunindo diversidade de repertórios, ritmos e correntes que formam o mundo do jazz, o Festival traz ainda o Quinteto Nuclear, Abayomy Afrobeat Orquestra, Samba Jazz Trio, André Mehmari, Dibigode, Bondesom, Nova Lapa Jazz e o quinteto holandês Dumee & Djikgraaf, que conta com o brasileiro Kiko Continentino no piano.

Para um gostinho do que vem por aí, veja a programação do palco principal do Festival:

Sábado, 10/11

14:00 - Joel Ferreira e Quarteto - RJ
15:30 - Dibigode - BH
17:00 - Bondesom – RJ
18:30 - Nova Lapa Jazz - RJ
20:00 - Mulatu Astatke & Abayomy Afrobeat Orquestra – ETH/BR

Domingo, 11/11

14:00 - Samba Jazz Trio - RJ
15:00 - Quinteto Nuclear - RJ
16:00 - Companhia Estadual de Jazz - RJ
17:00 - Dumee & Dijkgraaf Quinteto - BRA/NDL
18:30 – Afrojazz – RJ

A ideia do jazz como música de elite, para entendidos ou até mesmo como trilha sonora de elevador já era - ufa. A vinda de grandes nomes da cena jazzística mundo afora e a mistura boa de bandas brasileiras talentosas nesse caldo, faz com que os festivais ganhem ainda mais força na agenda cultural da cidade. A gente agradece e torce para a onda pegar. E ficar. Salve a boa música espalhada pela cidade!

Para maiores detalhes dos shows no bar VIzta, no teatro Café Pequeno e em Niterói, acesse a página oficial do evento.


 

Escrito por Amanda Scarparo
Compartilhe

Leblon Jazz Festival video

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus