Time Out Rio de Janeiro

Beth Carvalho

Rainha do Samba comemora 45 anos de carreira em 2012   

Com  33 discos lançados, Beth Carvalho faz parte da realeza da música brasileira. Seja pelo titulo de Madrinha do Pagode, Diva dos Terreiros, Embaixadora Cultural do Brasil no mundo ou Rainha do Samba, ela costuma dizer que está sempre onde o povo está. E a cantora não é querida apenas por seu público, é adorada por diversos músicos de todas as gerações do samba.

Em 1972, buscou Nelson Cavaquinho para a gravação de “Folhas Secas” e três anos depois fez o mesmo com Cartola, ao lançar “As Rosas Não Falam”. Frequentadora dos pagodes da cidade, lançou nomes como Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Luis Carlos da Vila, Jorge Aragão e muitos outros.

"O melhor pagode da cidade é o Clube do Cozido, apadrinhado pelo meu amigo Zeca Pagodinho. Gosto das casas de shows da Lapa, como Carioca da Gema e Lapa 40 Graus. O Trapiche Gamboa e o Cacique de Ramos também são uma boa pedida", revela Beth, que costuma cantar samba de raiz nos eventos que reúnem os melhores partideiros, músicos e poetas do gênero.

Além de percorrer todo o Brasil, a cantora já levou seus shows para diversos países na Europa, Estados Unidos (no Carneggie Hall, em Nova York, considerado um dos maiores palcos do mundo), América Latina e Central. A notoriedade mundial já a levou a concorrer ao Grammy diversas vezes.

- Quando toco no exterior, sempre tem muitos brasileiros na plateia ou pessoas que, de alguma forma, estão ligadas a nossa cultura. Sempre recebo um carinho enorme – conta Beth, que em 2012 vai continuar a turnê de seu novo CD.

Entre as promessas para o novo ano, a veterana indica suas apostas musicais.

- O Moyses Marques é muito talentoso. Minha filha Luana Carvalho também está deslanchando a carreira. No meu novo álbum, gravei uma composição dela, a canção “Arrasta Sandália” – orgulha-se a mãe coruja.

Escrito por Bruna Velon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes