Time Out Rio de Janeiro

Maria Bethânia

 DVD registra um dos grandes shows da carreira da diva

Fazendo uma comparação grosseira, Maria Bethânia é uma espécie de Depeche Mode brasileira na hora de lançar DVDs.

Primeiro, porque, nos últimos tempos, não teve um só show da "Abelha-rainha" que não tenha saído em vídeo. Depois, os repertórios de seus DVDs são absolutamente diferentes entre si.

Maria Bethânia surpreendeu com "Amor festa devoção", e seu DVD, dirigido por André Horta e Lizanne Paulo, que traz o registro do show de lançamento dos álbuns "Tua" e "Encanteria", ambos lançados em 2009. No roteiro da apresentação, Bethânia privilegiou as canções desses dois discos, misturando-as com coisas mais antigas, como "Vida" (Chico Buarque), o texto "Olho de lince" (escrito por Waly Salomão, e com aquele célebre verso "quem fala de mim tem paixão"), "É o amor" (Zezé di Camargo) e "Reconvexo" (Caetano Veloso).

A propósito, esses foram os únicos grandes sucessos do roteiro que o público cantou junto. Ah, tudo bem, a cantora baiana interpretou "Não dá mais pra segurar (Explode coração)" e "O que é, o que é" (ambas de Gonzaguinha), mas em versões rápidas e à capela, como se quisesse mandar o recado de que elas estavam lá porque cabiam no roteiro, e não como frutos de apelação.

Bethânia retorna ao seu show "Rosa dos ventos" (1971) para relembrar "Não identificado" (um dos momentos mais aplaudidos da nova turnê, e que foi dedicado à mãe), e ainda permanece com o mano Caetano em "Queixa", inédita em sua voz, bem como o bolero "Dama do cassino". Vale destacar também a lindíssima "Balada de Gisberta", de Pedro Abrunhosa, com um arranjo grandioso de Jaime Alem.

Tudo isso para mostrar que Bethânia, é verdade, não precisa apelar - e já precisou alguma vez? Assim como "Brasileirinho", esse "Amor festa devoção" é um dos grandes shows de sua carreira. E o DVD está com um tratamento de áudio (mixado por Moogie Canazio), no mínimo, sensacional.

Escrito por Luiz Felipe Carneiro
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes