Time Out Rio de Janeiro

Jornada Mundial da Juventude 2013

Este evento terminou

Jornada Mundial da Juventude 2013

O título Jornada Mundial da Juventude 2013 pode ser um tipo de equívoco, uma vez que o próprio evento acontece durante uma semana inteira. Mas, é inegável o alcance global da JMJ, que conta com a participação de centenas de milhares de jovens católicos esperando trilhar seu caminho para o Rio, para uma audiência com o Papa Francis, da Argentina. O primeiro Papa a ter nascido fora da Europa em mais de 1.000 anos.

As raízes do evento são, sem nenhuma surpresa, encontradas no Vaticano. Quando em 1986 o então Papa João Paulo II entregou uma cruz a 300 mil jovens reunidos, um ícone que desde então tem viajado o mundo como “um símbolo de amor para a humanidade”. Agora, o novo Papa volta a ser o foco no dia 26 de julho, durante um grande evento para mais de dois milhões de pessoas na Praia de Copacabana. Francis irá se apresentar ao público de um palco erguido em frente a Avenida Princesa Isabel. Lugares como Alto da Boa Vista, Guaratiba e a Catedral Metropolitana também sediarão grandes massas e confessionários. O RioCentro será o epicentro cultural, tornando-se a Cidade da Fé, nos dias 20 a 28 julho. Música, debates, feiras e missas vão ocupar os pavilhões 2 e 4 do enorme espaço de exposição durante a JMJ. Transformando este canto da Zona Oeste num movimentado centro do catolicismo internacional. Veja o site oficial da 'Cidade de Fé' para mais detalhes (www.cidadedafe.com).

Programação oficial do Papa

  • 22 de julho - O Papa encontra a Presidente Dilma no Palácio da Guanabara
  • 23 de julho - Abertura da JMJ na Praia de Copacabana (1 milhão de pessoas esperadas)
  • 24 de julho - Visita do Papal ao hospital da Tijuca
  • 25 de julho - O Papa recebe a chave do Palácio da Cidade e depois saúda o público na Praia de Copacabana (1 milhão de pessoas esperadas)
  • 26 de julho - O Papa apresenta uma missa no Alto da Boa Vista antes de cruzar a Praia de Copacabana. (2 milhão de pessoas esperadas)
  • 27 de julho - Missa na Catedral Metropolitana com o Papa, antes da vigília durante a noite em Guaratiba (2,5 milhões de pessoas esperadas)
  • 28 de julho - O Papa faz a cerimônia da missa em Guaratiba antes de deixar a cidade pelo Aeroporto Galeão

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus