Time Out Rio de Janeiro

Mostra Rio de Esculturas Monumentais

A Praça Paris vai virar um museu à céu aberto  

Este evento terminou

Mostra Rio de Esculturas Monumentais

Data 24 Mai 2014-20 Jul 2014

Horário de funcionamento Diariamente, das 6h às 22h

Praça Paris
Avenida Augusto Severo, 272, Glória, Glória

Estações próximas
Metrô Glória

Para quem passa pelo bairro da Glória é quase impossível não reparar na beleza da Praça Paris. O lugar é um dos jardins mais antigos da cidade e no mínimo desperta uma certa curiosidade por sua beleza quase nostálgica, da famosa “Belle Époque”. Por isso, a Mostra Rio de Esculturas Monumentais vai ser uma grande oportunidade de vivenciar este espaço público. A ocupação artística de obras de grande porte transformará os jardins da Praça Paris num museu à céu aberto. Em exibição a partir do dia 24 de maio até o dia 20 de julho, a mostra apresenta esculturas criadas especialmente para a ocasião e que dialogam com a paisagem.

Organizada pelo produtor de artes, Paulo Branquinho, a mostra reúne 17 artistas de diferentes regiões do país. Entre eles está o artista cearense Zé Tarcísio, os mineiros Manfredo de Souzanetto e Jorge dos Anjos, e as cariocas Claudia Dowek e Mercedes Lachman.

O carioca Lachmann apresentará um barco afundado, resgatado das águas da Baía de Guanabara. Ao todo são 12 metros de comprimento que busca resgatar a força do mar no Bairro da Glória, uma paisagem que era banhada pelas águas do mar e foi aterrada.
Outra obra que chama a atenção é a escultura Amanacy (a Mãe da Chuva, em Tupi Guarani), de Claudia Dowek. Representando as questões climáticas da atualidade, a obra feita de bambu e desenhada como uma gota e que representa a seca do sertão, evocando os múltiplos elementos como o fogo, a água, a terra e o vento.
 

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus