Time Out Rio de Janeiro

20º Rio International Cello Encounter

Festival de música clássica comemora 20 anos e presenteia cariocas com mais de 70 concertos gratuitos em lugares emblemáticos da cidade

Este evento terminou

20º Rio International Cello Encounter

Violoncelos, pianos, violinos e outros instrumentos eruditos que fogem do lugar-comum no imaginário musical carioca, farão a trilha sonora da cidade durante os próximos dez dias. De 14 a 24 de agosto acontece o Rio Cello, maior festival de música clássica do país, que está comemorando duas décadas batendo recordes na cena cultural brasileira: mais de 350 mil espectadores, 10 mil músicos, 700 espetáculos, 600 horas de workshops e masterclasses. Os concertos são gratuitos e acontecem na Igreja da Candelária, Jardim Botânico, Parque Lage, Centro, entre outros locais. Ao todo, serão mais de 70 shows onde artistas brasileiros e estrangeiros apresentarão, numa sintonia fina, os clássicos do clássicos, como Bach, Mozart, Beethoven e Vivaldi, e versões de rock, jazz, chorinho e até baião.


No cartel, artistas da Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Inglaterra, Noruega, Rússia e Venezuela e, claro, a prata da casa. Entre os destaques internacionais, o violoncelista inglês David Chew, idealizador do projeto que mora há mais de 30 anos no Rio, David Haughey, Eugene Friesen, David Ashbridge, Blas Rivera, Victor Biglione e London Music Club. No time brasileiro, o primeiro final de semana apresenta Zélia Duncan, Orquestra Sinfônica Brasileira, Gilson Peranzetta e Mauro Senise. No domingo, 17, o palco será a Igreja da Candelária, com a Orquestra de Cordas de Volta Redonda. Confira a programação completa aqui.

Festival multicultural de arte integra música, dança e artes plásticas

Nem só de notas musicais e partituras é feito o Rio Cello. Este ano, acontece a 8ª edição do Cello Dance, onde os músicos do festival tocam para companhias de dança e bailarinos com formação clássica, moderna e contemporânea, em coreografias criadas especialmente para o evento. As apresentações serão na CAIXA Cultural RJ, no Espaço Tom Jobim e na estação Carioca do Metrô Rio. Já o Cello Parade faz parte das comemorações de 20 anos do festival, com uma bela mostra de esculturas de violoncelos de metal, que estarão espalhadas por diversos pontos da cidade.

 

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus