Time Out Rio de Janeiro

I Rio Mapping Festival 2014

Cidade mapeada 

Este evento terminou

I Rio Mapping Festival 2014

Data 21 Ago 2014-24 Ago 2014

Horário de funcionamento 18h

Site de I Rio Mapping Festival 2014

Fachadas de prédios, monumentos e igrejas estarão na mira de artistas visuais nos próximos dias. É que, até domingo (24), acontece o primeiro festival internacional de vídeo mapping do Rio, linguagem  que alia tecnologia e espaço urbano para colorir as ruas da cidade, sempre à partir das 18h. Os alvos serão a Igreja N.Sra. da Penha, no Morro da Providência; a Quadra do IAPI de Del Castilho; o Real Gabinete Português de Leitura, no Centro; e o anfiteatro do Aterro do Flamengo. Uma profusão de imagens vai tomar o espaço público e sons, também – porque as festas Bailão do Castelo, Soul de Santa e Festa da Música Tupiniquim farão a trilha sonora do evento.


Trata-se de projeções criadas a partir de software que mapeia superfícies irregulares onde serão jogadas as imagens em movimento, criando efeitos fantásticos, milimetricamente calculados, e muita ilusão de ótica. “O Festival pretende gerar impacto visual para a cidade do Rio de Janeiro em um momento de destaque no cenário turístico, artístico e cultural. Além disso, queremos atrair e ampliar o público consumidor de cultura de forma gratuita e interativa, integrando a arte visual, a música e a arquitetura no espaço público através de criatividade, experimentação e tecnologia,” explica Paulinho Sacramento, artista visual e idealizador do evento.


Entre as atrações visuais, está a Mostra Localidade, dedicada a fotógrafos cariocas que têm a rua como inspiração. O artista do ano é Ierê Ferreira com a exposição "Samba Identidade Nossa". As imagens serão projetadas em grandes formatos na subida da escadaria do Morro da Providência, nesta quinta-feira (21). Participam ainda, os VJs Raphael Peres, Raphael Jansen e Sará, do coletivo “Eyedrop”; o Telenoika (Espanha), criadores do Festival Videa, uma referência mundial no assunto, Lê Pantoja, a única VJ mulher do evento., entre outros.


21 de agosto (quinta)
Igreja Nossa Senhora da Penha – Morro da Providência
Performance visual: Chico Abreu, Robson Victor, Jodele Larcher, Marcus Vinicius
Performance musical: Soul de Santa, Projeto Som + Eu

22 de agosto (sexta)
Quadra do Iapi de Del Castilho – Rua Palmeiras do Norte, s/nº
Performance visual: Raphael Peres, Raphael Jansen, Sará
Performance musical: Projeto Som + Eu

23 de agosto (sábado)
Real Gabinete Português de Leitura – Largo Alexandre Herculano
Performance visual: Telenoika, Vj Vigas, Vj Raton, Vinícius Luz (VJZARIA)
Performance musical: Bailão do Castelo

24 de agosto (domingo)
Aterro do Flamengo – Anfiteatro – Avenida Infante Dom Henrique, Glória
Performance visual: Paulinho Sacramento, Vj Notívago, Vj Lê Pantoja, Live Vjs
Performance musical: Tupiniquim
 

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

I Rio Mapping Festival 2014 video

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus