Time Out Rio de Janeiro

Rolé Carioca 450 anos

Roteiro especial celebra o aniversário da cidade

Este evento terminou

Rolé Carioca 450 anos

Data Ter 29 Set 2015

Horário de funcionamento 9h

Para festejar os 450 anos da fundação do Rio de Janeiro, o Rolé Carioca lança a terceira temporada de roteiros no dia 29 de março, a partir das 9h. O ponto de encontro é o Largo da Misericórdia, no Castelo, de onde partirá o passeio guiado por professores de história da Estácio, capitaneados por William Martins e Rodrigo Rainha. O roteiro contempla o nascimento do Rio, gerado em torno de um quadrilátero: os Morros de São Bento, da Conceição, do Castelo e de Santo Antônio. Para quem quer ir, uma dica importante: o passeio é gratuito e não requer inscrição.

O roteiro traçado é o seguinte: Ladeira da Misericórdia, Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso, Igreja de Santa Luzia, Rua Santa Luzia, Biblioteca Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Rua da Carioca, Largo da Carioca, Rua Uruguaiana, São Benedito dos Pretos, N. S. Rosário, Camelódromo, Universidade Estácio de Sá, Rua Marechal Floriano, Igreja de Santa Rita, Av. Rio Branco, Rua Dom Gerardo, Museu do Mar, Pedra do Sal, Morro da Conceição e Jardim do Valongo. A previsão é que a caminhada histórico-cultural dure cerca de duas horas e meia.

“No Rio de Janeiro os morros são famosos, hoje eles representam o medo, as desigualdes sociais... Quem nunca ouviu: “O morro não tem vez, o que ele fez, já foi demais”? Temos de reescrever essa história, o morro é Rio de Janeiro, todos eles. Representam sua raiz, sua origem, a irreverência e a garra do carioca. Não, essa cidade não poderia de fato ter nascido em outro lugar: o Rio de Janeiro é filho do morro”, afirma Rodrigo Rainha. 

Sempre no último domingo de cada mês, `partir das 9h, o Rolé Carioca traz uma série de novos passeios por todas as suas regiões, reverenciando a essência carioca das Zonas Oeste, Norte e Sul, Centro, da charmosa Paquetá e até da irmã-vizinha Niterói.

Confira programação da terceira edição:

29/3 – Especial Rio 450 Anos - O quadrilátero da fundação da cidade
Ponto de encontro: Largo da Misericórdia

26/4 – Niterói
Ponto de encontro: Praça XV, em frente à Estação das Barcas (Rua Primeiro de Março - Centro) e Praça do Araribóia (Em frente à Estátua do Araribóia - Niterói)

31/5 – Catete

Ponto de encontro: Largo do Machado (Rua do Catete - próximo à academia ao ar livre)

28/6 – Santa Cruz
Ponto de encontro: Estação de trem de Santa Cruz (Rua Álvaro Alberto, 1160) e Central do Brasil (Praça Cristiano Otoni)

30/8 – Catumbi/Estácio
Ponto de encontro: Em frente à entrada da praça do Metrô Estácio (Rua Joaquim Palhares)

27/9 – Paquetá
Ponto de encontro: Praça XV, em frente à Estação das Barcas (Rua Primeiro de Março - Centro)

25/10 – Penha
Ponto de encontro: Em frente à estação de trem da Penha (Rua José Maurício com Rua dos Romeiros)

29/11 - Saara
Ponto de encontro: Em frente à estação Uruguaiana do Metrô, na saída da Rua Uruguaiana (Rua Uruguaiana com Rua da Alfândega).

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus