Time Out Rio de Janeiro

20 dicas para o feriado de São Jorge

20 dicas para o feriado, direto da redação da Time Out

Para além de alguns países como Inglaterra, Portugal e a Geórgia, São Jorge é também o padroeiro popular, não oficial, do Rio de Janeiro, que proporciona à cidade um belo feriado no dia de sua morte, 23 de Abril. Este ano o dia off vai cair na segunda-feira, o que significa um fim de semana de três dias e uma ótima oportunidade para aproveitar o que a cidade tem para oferecer de melhor: cultural, esportiva, recreativa e gastronomicamente. Tudo embrulhado de presente para você pelos editores da Time Out Rio


1 - Fuja para a floresta
A floresta da Tijuca é tão perto, mas na maioria dos finais de semana comuns pode parecer tão longe quando confrontada com a clássica opção “praia de sempre com os amigos de sempre”. Um fim de semana de três dias, significa que pelo menos um dia pode ser dedicado às delícias verdes que abraçam a cidade. Pode ser a clássica pista esportiva das Paineiras, o romance da Vista Chinesa ou uma caminhada difícil, mas gratificante até a Pedra da Gávea.

2 – Vá a uma exposição
Domingo será a última oportunidade para ver as imagens intensas de Carlos Contente na simpática galeria no centro, Gentil Carioca, enquanto a coleção de obras da grandiosa Tarsila do Amaral, no CCBB também entra em sua última semana. Ambas imperdíveis!

3 - Brunch no St Bastien
O recém inaugurado ponto do Leblon, tem um ar pacato, ao lado da agitação da Ataulfo da Paiva, inspirado nos cafés do bairro Montmartre em Paris. O brunch deve ser sem pressa para degustar os deliciosos croissants e pães da casa, bem como um apertivo preguiçoso, com música ao vivo, que rola aos sábados a partir das 17h

4 – Celebre o 8 º aniversário do Fosfobox
Há realmente algo para todos os gostos ao longo das três noites nesta instituição de Copacabana que estará comemorando seu 8 º aniversário. Sexta à noite é house e electro, pop sábado, e domingo será uma mistura livre para fazer com que todos festejem o feriado, de dentro do subterrâneo suado com música alta.

5 – Vá a um musical
Cabaret vem encantando as multidões no Oi Casa Grande desde o início de abril, mas não será por muito mais tempo. A atriz Claudia Raia chega ao palco em grande estilo, interpretando o papel Sally Bowles, que tornou a peça famosa no mundo todo na pele da Liza Minelli, a há vinte anos atrás.

6 - Assista a um clássico jogo de futebol
O Maracanã é atualmente um canteiro de obras, mas a ação foi movida apenas um pouco mais longe da cidade, até o Engenhão. Neste fim de semana estará rolando a semi final da Taça Rio, com Vasco da Gama e Flamengo na briga, no domingo.

7 - Passe uma tarde inteira comendo
Os rodízios estão por toda a cidade e se você gosta de sushi, saladas e legumes ou então o clássico espetos de carne suculenta, aproveite o feriado para entrar de cabeça na comilança e ter tempo de sobra para a digestão. O Porcão Rios e o Fogo de Chão têm vistas espectaculares sobre a baía e opções para toda família se reunir em volta do banquete em homenagem a São Jorge. O futebol certamente irá ser exibido nas telas também.


8 - Fuja da cidade
A leste e oeste do Rio estão Búzios e Ilha Grande praticamente equidistante. Portanto tudo o que você deve fazer é decidir-se entre se jogar nas areias calmas de Ilha Grande ou estender a corda para as noitadas de Búzios, Pacha e Privilège, que fervem aos feriados.

9 - Assista a Companhia de Ballet Nacional da Ucrânia
A companhia de ballet Virsky da Ucrânia também estará celebrando o dia de São Jorge com um show ao ar livre na Quinta da Boa Vista. Espere por espadas e piratas e muita diversão. Chegue cedo para absorver a atmosfera desse belo parque.


10 – Vá a uma praia mais distante
A Prainha pode ser a mais bem conhecida, mas um pouco além da rústica baía está a paradisíaca praia de Grumari. Um longo trecho de areia, para que as poucas pessoas se esparramem à vontade, sem a menor chance de formar um crowd chato. Boas ondas para o surf, onde há boas ondas mas o mar é menor do que na Praianha, para a alegria daqueles que preferem apenas mergulhar nas ondas. Siga a viagem para um dos muitos restaurantes de marisco frescos nas proximidades.

11 – Se jogue numa “shopping –terapia”
O Top Fashion Bazar está rolando na Barra da Tijuca, e com menos trânsito e pessoas circulando na cidade, o feriado torna-se perfeito para ir até lá. Esperando por você, estarão 85 marcas cariocas famosas, oferecendo preços reduzidos na moda masculina, feminina além de acessórios e outras tentações.

12 – Dance ao som de Anthrax na Fundição Progresso
Os heróis roqueiros dos anos 80 estão de volta com um seu line up clássico do heavy metal. A banda que irá abir o show é a Misfits, vestida com adereços de terror, para agitar os fãs de preto. O balanço usual do samba da Lapa terá nesse feriado convidados pouco usuais, em couro preto e afim de fazer barulho. Se você frequenta ou já frequentou essa praia, junte-se a eles.

13 - Entre no espírito da Maratona de Londres
Se você curte corrida, mas não conseguiu se inscrever para Londres, aproveite a beleza natural da sua própria cidade para exercitar-se por aqui mesmo. A marca esportiva Fila organizará este feriado uma maratona correspondente, de 5km ou 10km que parte da Barra da Tijuca, após o pôr do sol.

14 – Assista a uma corrida de cavalos
De sexta a segunda-feira o Jockey Club estará hospedando corridas de cavalo, na Gávea, proporcionando uma forma diferente de passar uma tarde no Rio de Janeiro. A arquibancada é bonita as apostas são fáceis de fazer, a comida e bebida não são caras e a entrada é gratuita! A primeira corrida é às 02:15. Não vá de shorts ou sandálias, aproveite para se arrumar um pouco mais.

15 – Relaxe ao som do reggae
Sexta 20 Abril terá o esperado lançamento do documentário ‘Marley’, sobre a lenda e padrinho do reggae, do americano Kevin Macdonald. Aqui no Brasil, o filme poderá ser visto através do Facebook por um preço pechincha de US$ 6,99. Uma sessão em casa poderá servir de aquecimento para a apresentação da banda de reggae nacional, Natiruts, que virá da sua terra natal, o planalto central, direto para a Rocinha.

16 - Testemunhe o poder gracioso da capoeira
Uma celebração de três dias da arte original afro-brasileira ocorrerá este fim de semana no Vidigal, reunidos grandes mestres de todo o Brasil de chutes altos, ginga, rodas de samba e jongo e muita música afro.

17 – Assista ou participe da versão em duas rodas da Corrida Maluca
A loja Boardco, na Galeria River do Arpoador, fez uma parceria com skates a marca de skates Lost para proporcionar aos skatistas, iniciantes e corajosos em geral a oportunidade de testar de graça seus novos skates, no estilo “corrida maluca” pela Avenida Viera Souto, que estará fechada para o feriado.

18 – Dance sem parar
Todos os clubes da cidade e seus promotores estão aproveitando a oportunidade para estender a festa até segunda-feira. Clubbers de plantão podem alegrar-se com as festas especiais do feriado: Duo (No 00 domingo e segunda-feira) e o Studio RJ com o retorno de sua sessão AfterNoo, com o DJ Nepal.

19 – Vote nos petiscos da cidade
Escolha um dos 30 bares que estão participando do prêmio Comida di Buteco, e experimente o petisco da casa feito especialmente para atrair votos de excelência. Se não conseguir escolher apenas um, faça uma maratona pelos bares que estão competindo e aproveite o feriado para recuperar.


20 – Faça uma caminhada pelo morro da Babilônia

O morro da Babilônia, entre o Leme e Botafogo, reinaugurou uma trilha pelo meio da mata exuberante, após o processo de pacificação da favela. Aproveite para conhecer esse pedacinho da cidade, até então fechado para visitação. Leve um máquina fotográfica para registrar os ângulos inusitados do Pão de Açúcar e praia de Copacabana. Aproveite para estender a visita até o Bar do David, conhecido pela cerveja estupidamente gelada e feijoada de comer de joelhos.

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes