Time Out Rio de Janeiro

Respeite

Mobilidade urbana fashionista

Já faz algum tempo que as plaquinhas do “Respeite um carro a menos” invadiram as ciclovias da zona sul, mas foi neste verão que esse fenômeno explodiu!
A Time Out Rio foi descobrir quem está por trás deste cicloativismo que é a cara do Rio e encontrou um QG no Arpoador, povoado por quatro cabeças criativas.

Fred Sampaio, publicitário de 26 anos, Carlos Sales (36), Isabel Pinheiro (27) e Lula Franco sempre foram adeptos da mobilidade sustentável e foi a partir de um primeiro protótipo tosco em formato ‘adesivo vagabundo’, que surgiu a idéia de aplicar um design mais bonito em uma placa de ….para ganhar as ruas da cidade.
A moda foi acontecendo de maneira viral, quando todos os bikers assumidos e não assumidos da cidade se apropriaram do poder da frase para ganhar respeito, literalmente, em meio ao trânsito.


“As plaquinhas começaram com algumas poucas formas e sempre na mesma cor”, explica Fred, até que começou a aparecer outros tantos personagens “não motorisados” querendo sua plaquinha: o vendedor praiano, o engravatado, o cara que anda de patins… e todo tipo de gente que se identificava com a questão da mobilidade urbana sustentável na cidade.
Para tornar esta ‘bandeira política’ ainda mais individual, estes publicitários ciclistas começaram a personalizar cada personagem dentro da sua proposta de mobilidade. E assim nasceu o site do projeto, onde é possível mandar uma foto sua e do seu transporte sustentável para ser desenhado à mão.


Se você anda de monociclo e tem um cabelo rasta fari, é possível personalizar uma placa só sua, com a sua silueta. Pendurá-la no seu transporte te dará acesso ao grupo de ciclistas engajados e moderninhos da cidade. Ouvir sinos e sorrisos na ciclovia é um dos “side effects” de entrar para o clube da plaquinha, a mais nova moda da cidade. Além de fazer bonito em eventos bike friendly como da Nuvem.


Agora, além das placas, que custam a partir de R$ 25, será possível também encomendar camisetas (R$40), para os mais entusiasmados. Igualmente personalizadas , as t-shirts em malha fina tem modelagem ajeitadinha para você vestir essa ideologia em duas rodas.
O modelo do carro já é saturado nos quarto cantos do planeta e já é hora de fazermos algo a respeito. E assim estão nascendo as gangues da mobilidade alternativa, que usam estas placas para se identificarem em torno se uma mesma causa.


Tem também em outras linguas, para agradar aos gringos residents e turistas da cidade. “Já mandamos plaquinhas para Alemanha e Argentina…Esse movimento carioca está dando o que falar nas redes sociais do mundo todo”. Rio de Janeiro lançando tendência minha gente!

Escrito por Alice Kuntz Moura
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes