Time Out Rio de Janeiro

Um curso de inglês diferente

Para aprender sem lições chatas e "decorebas"

Um curso de inglês sem o "The book is on the table" ou aquelas lições chatas, com exemplos falsos que tentam arrancar do aluno alguma palavra. Em 2007, a jornalista Alda da Costa resolveu trazer para o Rio uma metodologia diferente de ensinar a língua do Tio Sam. Foi dessa iniciativa que nasceu o "Talk of the Town". A ideia aqui é promover debates sobre notícias e novidades que estão em jornais, revistas e na televisão. Desde a violência do Rio até o casamento real em Londres.

"No primeiro encontro, a pessoa participa do debate sem compromisso. Se ela gostar do grupo, começa a pagar uma mensalidade. Antes das aulas, o aluno recebe um material didático por email sobre o assunto que será debatido. No dia, nós lemos esse material, tiramos todas as dúvidas de vocabulário e começamos o debate", conta Alda da Costa, que recebeu a Time Out Rio na sede do Talk of the Town, em Ipanema.

Para atrair os alunos, os grupos são formados de acordo com a faixa etária, a fluência na língua inglesa e o grau de interesse para cada assunto. O método nasceu nos Estados Unidos, criado pela mãe de Alda, ainda na década de 1980, e eram oferecidas aulas de inglês para estrangeiros. A ideia atravessou a Linha do Equador, chegando ao Rio quando a família voltou a morar no Brasil.

"Nós recebemos um público bem variado. Há uma galera mais jovem, mães de filhos que estudam na British School, aposentados e gente que trabalha o dia inteiro e depois vem para cá", explica Alda.

Quem pensa que é só chegar lá e falar qualquer coisa está enganado. Os erros são corrigidos pela professora. Na verdade, o Talk of the Town não é tão diferente dos cursos de inglês que estamos acostumados a conhecer. As aulas têm duas horas de duração e são semanais. Além disso, a boa e velha gramática não é esquecida.

"Deixamos para dar a gramática na aula seguinte e não atrapalhar o debate. Anotamos também os erros dos alunos em um caderno. Alguns se consertam antes mesmo de anotarmos o deslize. Chega a ser engraçado", diz a professora Juliana Nasciutti, formada em jornalismo.

O Talk of the Town fica na rua Visconde de Pirajá, 351 (sala 1002), em Ipanema. O telefone de contato para mais informações é (21) 2227 4067.

Escrito por Ramiro Costa
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes