Time Out Rio de Janeiro

Rio Street Art Tour

Um roteiro dos melhores muros de graffiti da cidade 

Com tantos eventos na cidade relacionados a arte urbana, já estava na hora do Rio de Janeiro oferecer aos apaixonador por graffiti um roteiro especial. Apresentar de forma mais completa alguns dos melhores muros, suas histórias e complexidades sem a pressa de quem passa por passar. Passeios guiados como estes já são populares em grandes capitais como São Paulo, New York, Berlim e Londres. E, mesmo considerados de uma cultura underground, a arte urbana cada vez mais vem ganhando espaço e seu devido valor.

Foi pensando pra frente que as amigas, a desinger Nina Chini Gani, e cineasta Júlia Murad, resolveram criar um roteiro especial com alguns dos melhores muros cariocas. A escolha foi difícil, no trajeto desde muros da Lagoa ao Jardim Botânico. Tudo depende do roteiro. O passeio custa R$ 90 e o ponto de encontro acontece na estação de metrô do Flamengo.

Para saber mais sobre o projeto Rio Street Art Tour confira a entrevista da dupla Nina e Júlia para a Time Out!

Como surgiu a ideia de um roteiro de graffiti na cidade?
Eu, Nina estava morando em Buenos Aires a 4 meses e a Julia foi me visitar, e juntas fizemos um grafitti tour. No próprio tour pensamos que seria legal ter isso aqui no Rio, e quando voltamos vimos que ainda não existia e resolvemos fazer!

Em algum momento cidades como Berlim e Londres, com seus circuitos de arte urbana te inspiraram?
Fiz um graffiti tour em Berlim que foi incrível, e a Julia morou em Londres e via muita arte urbana por lá, então com certeza essas duas cidades, junto com Nova York nos inspiram muito.

Como começou a ligação de vocês duas e a arte urbana?
Sempre gostamos muito de arte em geral, mas depois de viajarmos juntas algumas vezes e tirarmos varias fotos nas ruas, começamos a perceber o quanto a arte urbana fala sobre cada cidade. Ao longo do tempo fomos reparando que nossas fotos de viagem eram só de graffiti,inclusive uma amiga nossa comentou que parecia que a gente só ia pro mesmo lugar porque segundo ela, eram só uns buracos todos rabiscados!

Como foi escolhido o roteiro? Vocês tiveram contato com os artistas?
Essa foi uma das coisas mais difíceis na verdade, pois existe muita arte boa, murais incríveis mas que ficam muito longe e como a Julia disse, o transito do Rio é nosso maior desafio. Pensamos em um roteiro que faria mais sentido, e que não fosse para tao longe, mas que ainda passasse em murais espetaculares. Eu, Nina, me formei em desenho industrial na PUC junto com alguns grafiteiros, e nos ja trabalhamos em outros projetos juntos, entao quando possível, tento ligar para alguém e ver se eles vão estar pintando no dia do tour para que nosso tour possa conhecer um artista e ver seu trabalho acontecendo. O bom do Rio é que apesar de ser uma cidade grande não fica difícil acabar conhecendo os artistas,todos são muito amigos então isso facilita um pouco o contato com eles.

Quem quiser fazer o roteiro, pode te encontrar aonde/como?
O nosso ponto de encontro é no Metro do Flamengo, na saída Marques de Abrantes

Quanto custa o passeio e qual é o circuito?
O passeio custa R$90 ou U$40 e o circuito engloba a Lagoa, Fonte da Saudade, Jardim Botânico, Santa Teresa entre outros!

Teve alguma história engraçada desde a estreia do projeto?
A mais engraçada é sobre o fato do graffiti ter sido legalizado no Rio pelo fato da prefeitura ter apagado uma obra dos Gêmeos. Isso foi bom pra gente porque legalizaram logo depois que a gente teve a ideia de começar o tour e claro,isso traria mais arte pra cidade!

Para entrar em contato clique aqui ou mande um email para riostreetarttour@gmail.com. 

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes