Time Out Rio de Janeiro

Mirantes do Rio de Janeiro

O Rio lá de cima, ainda mais exuberante

Uma geografia sem igual emoldura a Cidade Maravilhosa. As montanhas sinuosas e suas curvas tão poéticas - enredo e inspiração para canções, filmes, fotografias, e para o próprio estilo de vida -, fazem do horizonte urbano carioca um dos mais extraordinários do planeta. E como diria Tim Maia, na letra de Energia Racional, “Eu tive que subir lá no alto para ver…”, os visuais mais incríveis da cidade. 

Da série "lugares para conhecer antes do morrer", confira os melhores mirantes do Rio:

Mirante do Pasmado
Vista: Enseada de Botafogo e Morro da Urca 
Diferentes ângulos para observar o cenário de cartão-postal. Como chegar: Rua General Severiano, subindo a rampa do túnel do Pasmado, Botafogo.

Mirante Dona Marta
Vista: Maracanã, Baía de Guanabara, Pão de Açúcar e Corcovado
Está a 340 metros de altitude, no alto da comunidade Dona Marta. Aos pés do Corcovado, é também uma boa alternativa para os dias em que o Cristo estiver encoberto. Como chegar: Estrada do Mirante Dona Marta, Botafogo. Subir de carro pelo mesmo caminho que leva ao Corcovado. Seguir até a interseção da Estrada das Paineiras com a estrada do Mirante Dona Marta.

Mirante do Leme
Vista: Copacabana, Praia Vermelha e Pão de Açúcar
O Forte Duque de Caixas, mais conhecido como Forte do Leme, é uma das jóias secretas da cidade. Na subida de 360 graus, é possível admirar paisagens quase desconhecidas. Após meia hora de subida, a orla da Princesinha do Mar se revela. Como chegar: caminhada à partir da Praça Almirante Júlio de Noronha - s/nº, Leme.

Mirante Parque Garota de Ipanema
Vista: orla de Ipanema e Leblon, Morro Dois Irmãos 
Ótimo ponto para observar as praias mais badaladas da cidade. Há duas pistas de skate com vista para o mar. Vale subir a Pedra do Arpoador para curtir o visual de outro ângulo, principalmente no pôr do sol. Como chegar: Av. Francisco Bhering s/nº, Praia do Arpoador, dentro do Parque Garota de Ipanema.

Mirante Sacopã
Vista: Lagoa Rodrigo de Freitas, Morro Dois Irmãos, Pedra da Gávea e Cristo Redentor
Cerca de 20 minutos de subida levam ao Mirante, que beira o espelho d'água da Lagoa. 
Como chegar: trilha leve dentro do Parque da Catacumba. Av. Epitácio Pessoa, 3.000, Lagoa.

Vista Chinesa
Vista: Corcovado, Pão de Açúcar, Pedra da Gávea, Ipanema e Leblon
O visual é o mais carioca impossível, daqueles clichês que ninguém cansa, mas é a estrutura com estilo oriental do século XIX, a 380 metro de altitude, o que dá nome ao local. Como chegar: Estrada da Vista Chinesa, Parque Nacional da Tijuca.

Mesa do Imperador 
Vista: Lagoa Rodrigo de Freitas, Corcovado, Pão de Açúcar e Zona Sul
Próximo à Vista Chinesa. Era lá que a família real portuguesa fazia seus piqueniques no século XIX. Como chegar: Estrada da Vista Chinesa, Parque Nacional da Tijuca, mais acima da Vista Chinesa.
 
Mirante do Leblon
Vista: orla do Leblon ao Arpoador e Lagoa
Aos pés do Parque Penhasco Dois Irmãos, é possível subir à pé. Mais acima, encontra-se o segundo mirante, com vista para Ipanema, Lagoa e Jockey Clube. Como chegar: subida pela rua Aperana, Alto Leblon

Mirante da Prainha
Vista: Praia da Macumba, Pedra do Pontal, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca.
De fácil acesso à partir do Parque da Prainha, oferece uma bela vista do litoral em meio a Mata Atlântica. Como chegar: à partir de trilha do Parque da Prainha – Av. Estado da Guanabara 182-298, Grumari.

Mirante de Grumari
Vista: Mata Atlântica e Praia de Grumari
Possui deque de 200 metros quadrados de onde é possível ver uma das poucas áreas preservadas da Mata Atlântica. Se a fome bater, é só seguir a serra e parar nos restaurantes Point de Grumari ou Cantinho da Tia Penha, especializados em frutos do mar, debruçados sobre a Restinga da Marambaia. Como chegar: Av. Estado da Guanabara, com acesso pela estrada Roberto Burle Marx, Barra de Guaratiba.


 

Escrito por Bruna Velon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes