Time Out Rio de Janeiro

Rio de Machado

Exposição interativa traz autor para o século XXI através de app com trechos de livros, imagens e curiosidades sobre Machado de Assis  

Um Rio de Janeiro de outros tempos, um encontro do passado com o contemporâneo numa bela homenagem a um dos maiores autores desse país. O Rio de Machado de Assis é o aclarado projeto da produtora Artéria, com curadoria de Daniela Name e Gabriela Dias. Juntas a 32Bits, empresa especializada em tecnologia para museus e exposições, a mostra ocupa o pilotis do Museu de Arte do Rio (MAR), e serve de plataforma para seminários sobre temas relacionados ao autor e passeios abertos que levam o público a conhecer o passado dessa cidade – passado este que se encontra nos textos do Bruxo do Cosme Velho. A exposição com trechos, ilustrações de época, comentários, curiosidades e muito mais, fica em exibição até o dia 2 de novembro.

A mostra também marca a abertura de um aplicativo, batizado com o mesmo nome do projeto. O app mapeará a cidade através dos contos e histórias do autor. Num só clique será possível redescobrir a Capitu de Bentinho, os olhos de ressaca que se misturam a paisagens do Flamengo, Tijuca, Botafogo. Com trechos de textos espalhados por meio de mapeamento de alguns pontos da cidade, o usuário deste app poderá fazer uma viagem ao tempo, reler com carinho Machado e redescobrir a alma carioca. Ao acionar a localização via check in, o usuário terá acesso às informações de cada romance e ao trecho no qual a região ou rua são citadas. A ideia do projeto é, em vez de adaptar a obra para que as pessoas a conheçam, trazer Machado de Assis e sua literatura para o século 21, numa aproximação com o público tanto geograficamente como digitalmente por meio do elo com o Rio de Janeiro e do aplicativo e das mídias sociais. E, quem sabe assim, ajudar ao leitor a descobrir que apesar dos 100 anos de diferença, o Rio de Machado não é tão distante do Rio de Janeiro dos dias de hoje.

Os passeios abertos ao público ou o “Machado a Pé”, apelido carinhoso do percurso, é uma caminhada que percorrerá um roteiro familiar ao do escritor Machado de Assis, passando por pontos do Centro presentes nos romances e na biografia do autor. O passeio tem datas previstas para os dias 4, 11, 18 e 15 de outubro e 1 de novembro, o ponto de encontro é no Pilotis do MAR, às 11h. As inscrições acontecem pelo email passeio@riodemachado.com.br.

Para saber mais sobre o Rio de Machado é só acessar o facebook do projeto e redescobrir um Joaquim Maria carinhoso e gentil, que comenta e compartilha ativamente todas as suas novidades através das mídias como o twitter (@RioMachado), e sua página no Facebook (clique aqui para ver).
 

Escrito por Nice Jourdan
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes