Time Out Rio de Janeiro

Praia da Urca

O berço de nascimento do Rio de Janeiro

Praia da Urca

GRÁTIS

Praia da Urca, Urca

A Urca é o local de nascimento do Rio de Janeiro. Quando os portugueses, aliados aos índios, que estavam sob a chefia do cacique Araribóia, venceram os franceses que invadiam esta parte do território brasileiro, nasceu oficialmente a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. O local exato é onde hoje fica o bairro da Urca. 

A praia, de Baía, não é própria para banho, mas o local é tão agradável que continua entre os principais cartões postais da cidade. Pensar na praia da Urca é lembrar do ar bucólico dos barcos ancorados na Baía de Guanabara, das ruas ocupadas essencialmente por casas (este é um dos últimos bairros da cidade em que os edifícios não dominam a paisagem) e da tranquilidade, garantida pela presença de famílias abastardas e de uma base militar na entrada e saída. 

Para arrematar, a vista sempre maravilhosa do Corcovado com o Cristo Redentor no topo, sob uma perspectiva que só a Urca tem. Uma das programações mais tipicamente cariocas é sentar-se na mureta do Bar Urca, de frente para a Baía, e tomar uma cerveja bem gelada, enquanto admira a vista ao redor. 

25 Mai 2012.

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Restaurantes próximos

Julius Brasserie

Julius Brasserie

870m

Zozô

Zozô

897m

Bar da Rampa

Bar da Rampa

933m

Fiammetta

Fiammetta

1004m

Terra Brasilis

Terra Brasilis

1053m

Cafés próximos

Casa Daros

Casa Daros

1159m