Time Out Rio de Janeiro

Floresta da Tijuca

A floresta cercada pela cidade  

Floresta da Tijuca

GRÁTIS

Horário de funcionamento Seg-Dom., 8h-17h (18h no verão)

Estrada da Cascatinha, 850 - Alto da Boa Vista, Zona Norte

Site de Floresta da Tijuca

Em nenhuma outra metrópole do mundo é possível encontrar uma floresta tão grande quanto a Floresta da Tijuca, que cobre uma área de cerca de 3.200 hectares com Mata Atlântica no coração da cidade do Rio de Janeiro.

Criado em 1861, o Parque Nacional da Tijuca é o mais visitado do Brasil, recebendo mais de 2 milhões de visitantes por ano. Boa parte da vegetação do parque havia sido devastada pela extração de madeira e plantação de café. Isso começou a gerar problemas ambientais para a cidade e, então, Dom Pedro II decidiu dar início a um processo de desapropriação territorial e de reflorestamento, que propiciou a regeneração natural da vegetação.

O lugar é lindo, com diversas espécies de flora e fauna. Tem mirantes, cachoeiras e trilhas. A sinalização do parque não é a ideal, mas dá para se localizar. O mesmo acontece com a manutenção das trilhas. O melhor é conhecer o lugar na companhia de um guia ou de alguém que conheça a região. Dentre as principais trilhas, estão a do Pico do Papagaio e do Cocanha. A trilha do Pico da Tijuca é o ponto mais alto do parque e permite a visão de 360° da cidade. Um visual incrível! 

Para quem não for muito de trilha, o parque também é um ótimo lugar para se fazer picnics ou até mesmo churrascos ao ar livre.

13 Set 2012.

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus