Time Out Rio de Janeiro

Paineiras

Um refúgio perfeito no início do parque nacional da Tijuca

Paineiras

GRÁTIS

Horário de funcionamento Diáriamente das 8h-17h (e até 18h no verão, exceto o Corcovado)

Estrada Redentor S/Nr, Paineiras, Tijuca

Telefone (21) 2492-2252

Localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca (que tem aproximadamente 3.200 hectares), mais precisamente no setor da Serra da Carioca (onde fica algumas das atrações mais famosas como o Parque Lage e o próprio Cristo Redentor), tem a via das Paineiras.
Um pouco a frente da entrada para o Cristo Redentor, este trecho asfaltado é parte da Estrada Redentor e oferece alguns bons atrativos para quem quiser respirar um pouco de ar puro dentro da cidade. Aos finais de semana, esta passagem fica fechada para carros, tornando-se um grande calçadão no topo da mata da floresta.

O nome paineiras é por causa de um antigo plantio da árvore paineira naquela área, apesar da flora hoje ser a mata atlântica, que foi replantada em toda a floresta da Tijuca em 1860 pelo D. Pedro II.


Atravessando a cancela que limita a via, você vai passar pela parede de escalada campo escola, aonde alguns escaladores entusiastos grudam igual aranha para subir ou descer de rappel na grande rocha.
Alguns aparelhos de ginática também estão a disposição para os mais enérgicos. Não espere muito destas instalações públicas! Mas apenar de poucas opções de aparelhos, eles são recentes, todos feitos em aço inox (como os que vemos na orla das praias cariocas) e oferecem condições básicas para quem quer se exercitar.


Mais ou menos no meio do caminho, tem a maior das duchas, que são “chuveirões” de água pura vindas do topo da serra. Aproveite a temperatura gelada e a mata à sua volta para dar uns bons gritos em baixo da ducha e lavar a alma. Em frente à ducha principal tem um mirante lindo com vista para o jocquey clube, lagoa e praia de Ipanema.Tem uma segunda ducha menorzinha mais para cima da via, que é mais uma bica do que uma queda, onde você pode encher sua garrafa com àgua pura, sem medo.


O horário de abertura do parque é das 8h às 17h (e até 18h no verão, exceto Corcovado) portanto chegue antes desse horário para não arranjar briga com os guardas florestais.Atenção (estes horários são sobre o setor A, entrada no Alto da Boa Vista, pois a estrada redentor fica aberta 24h, menos durante o dia, nos domingos e feriados.)
Os acessos são pelos bairros Cosme Velho (R. Almirante Alexandrino) ou Alto da Boa Vista (R. Amado Nervo), ambas em direção às Paineiras e Corcovado. A melhor maneira é ir de carro, mas se preferir vá até a subida do trem que vai até o Cristo Redentor (no Cosme Velho) e pegue uma van ou taxi que suba até lá em cima.


Para os mais aventureiros, a bike é uma opção. Se você anda de skate, a estrada Redentor é um point ilustre da cidade para brincar sob quatro rodas.


 

16 Mar 2012.

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Restaurantes próximos

Eça

Eça

Eiyo

Eiyo

1072m

Quinta da Boa Vista

Quinta da Boa Vista

1859m

Locais de música ao vivo próximos

Teatro Rival

Teatro Rival