Time Out Rio de Janeiro

Cascatinha Taunay

Cachoeira com a maior queda d'água de todo o Parque e fácil acesso

Cascatinha Taunay

GRÁTIS

Horário de funcionamento Diariamente, 8h-18h

Estrada da Cascatinha, Tijuca

Localizada logo na entrada do Parque Nacional Floresta da Tijuca, vindo pelo Alto da Boa Vista, esta cachoeira é formada pelo rio Cachoeira e foi descoberta pelo francês Nicolas-Antoine Taunay, que era integrante da missão artística francêsa que veio ao Brasil em 1816 a convite de D. João XI.Taunay foi o primeiro grande nobre a vir para a floresta, sendo ele o grande divulgador daquele local, organizando reuniões em sua casa para a corte.
Posteriormente, ele construíu sua casa à beira da cachoeira, que tem hoje o seu nome como homenagem.


Com aproximadamente 35 metros de altura, é a maior queda d'água de todo o Parque.
Infelizmente não é permitido tomar banho nesta cachoeira, cujas águas são usadas para abastecer parte da região da cidade.


Logo em frente, tem um restaurante que serve almoço e alguns petiscos. O restaurante não é nada de mais, porém a cerveja gelada é garantida.
Do outro lado da Estrada, tem ainda uma lojinha que vende água, biscoitos e artesanatos baratos. Tem também banheiros para os visitantes e um estacionamento, onde há um  mapa da Floresta pintado em azulejos portugueses datados de 1943 e uma banheira de mármore de Carrara lavrada com motivos florais e efígie de um sátiro. Ambas as obra feitas pelo artista Castro Maya em 1944
 

16 Mar 2012.

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus